As forças de segurança israelenses prenderam, nesta segunda-feira, 1°, a irmã de Ismail Haniyeh, principal líder do Hamas, em Tel Sheva, cidade situada no sul de Israel.
Zebah Abdel Salem Haniyeh, de 57 anos, é acusada de ter ligações com o Hamas e de envolvimento em incitamento e apoio ao terrorismo, segundo relatou o The Jerusalem Post.
Leia mais: “Entenda por que esta guerra é a mais difícil já enfrentada por Israel”
Zebah foi detida durante buscas no complexo residencial ligado a Haniyeh. As forças de segurança teriam encontrado documentos, telefones e outras provas que indicavam a sua participação em graves crimes de segurança, segundo o jornal.
Ismail atualmente está abrigado no Catar, sob os auspícios da monarquia local.
Leia mais: “O drama de uma israelense que viveu 51 dias sob o domínio do Hamas”
A operação foi chamada de Early Dawn e conduzida por meio de um esforço de vários departamentos. Além da polícia, participaram também integrantes do Shin Bet (serviço de segurança), do Exército de Defesa de Israel (FDI) e da unidade aérea da polícia de Israel.
Prorrogação da prisão da irmã de Ismail Haniyeh
Em comunicado, a polícia informou que Zebah Haniyeh será levada ao Tribunal de Magistrados de Beersheba ainda nesta segunda-feira, quando será solicitada uma prorrogação de sua detenção.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O superintendente do Distrito Sul, Amir Cohen, ao comentar a operação, ressaltou que nenhum esforço seria poupado na guerra contra o terrorismo e que todos os recursos disponíveis seriam usados para garantir a paz e a segurança dos cidadãos israelenses.