Israel suspende rastreamento de celular para monitorar isolamento

No mês passado, o governo autorizou a polícia a requisitar dados de roaming de celulares de suspeitos e pessoas já diagnosticados com a covid-19.
-Publicidade-
.Foto: PEOPLEIMAGES/ISTOCK
.Foto: PEOPLEIMAGES/ISTOCK

No mês passado, o governo autorizou a polícia a requisitar dados de roaming de celulares de suspeitos e pessoas diagnosticados com covid-19

.Foto: PEOPLEIMAGES/ISTOCK
-Publicidade-

Um comitê de supervisão parlamentar israelense suspendeu o uso de dados de celular para reforçar o isolamento durante a pandemia do novo coronavírus, citando preocupações com a privacidade.

No mês passado, o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, autorizou a polícia a requisitar dados de roaming de celulares de suspeitos e pessoas já diagnosticados com covid-19.

Netanyahu utilizou os regulamentos de emergência criados contra a pandemia para expandir o acesso da polícia aos dados de celular por um mês, mas o governo prometeu que qualquer extensão exigiria aprovação do Parlamento.

Nesta quarta-feira, 22, o Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset, o Parlamento de Israel, votou para bloquear a extensão apresentada pelo governo.

“A utilidade oferecida por esse rastreamento é superada pelo grande dano infligido à privacidade”, disse Ayelet Shaked, membro do comitê no Twitter.

O porta-voz do comitê disse que a polícia realizou cerca de 500 verificações aleatórias de localização de celulares por dia, com base em uma lista de 13.500 pessoas fornecida pelo Ministério da Saúde.

Segundo a polícia, 203 infratores foram presos com a ajuda da localização de celulares. Nesse caso, as autoridades receberam permissão do tribunal para acessar os dados, segundo o comitê.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site