O Parlamento da Itália começou a analisar um projeto de lei que limita a obtenção da cidadania para descendentes que nasceram em outro país. O texto foi incluído na pauta da Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado italiano no fim de janeiro. Ainda não há previsão para a votação em plenário.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o projeto determina que o visto seja concedido para pessoas que possuem parentesco com italianos até a terceira geração (bisnetos).
Leia também: “Itália aprova lei contra ambientalistas”
Se a relação familiar superar esse limite, o solicitante precisa morar por pelo menos um ano na Itália. Também será exigido certificado de conhecimento do idioma, com nível intermediário.
Prefeitos e integrantes do Judiciário na Itália reclamaram dos pedidos de cidadania feitos por brasileiros
Dias antes de o projeto ser incluído na pauta, prefeitos e integrantes do Judiciário do norte do país haviam reclamado publicamente da sobrecarga nos serviços de registros civis por pedidos de cidadania de brasileiros.
Atualmente, o visto é concedido sem limite de gerações. A Embaixada da Itália em Brasília estima que existam 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil.
Leia mais: “Associação de magistrados da Itália culpa WhatsApp por poluição no mundo”
O deputado italiano Fabio Porta, do Partido Democrático, acredita que a lei pode ser aprovada. “Se houver vontade política da parte do governo, é possível que a lei seja aprovada”, disse o parlamentar, ao jornal Folha de S. Paulo.
Eleita em 2022, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, fez uma campanha com forte discurso anti-imigração. Ela ainda mantém o tema como uma das bandeiras do seu governo.
Leia também: “Justiça da Itália condena mais de 200 em processo sobre máfia”
querem proibir a imigração de decendentes brasileiros cujos avós e bisavós fugiram do país pelo facismo de Mussolini (Boa razão para a saída deles). Não querem aceitar os de origem comprovada Itailiana, mas aceitam os refugiados de todos mundo.
Total incongruência.
Do jeito que anda a economia italiana e a redução da taxa de natalidade da população, duvido que vai dificultar o acesso de brasileiros no país. Portugal também reclamou mas como vivem do turismo voltaram atrás rapidinho. Os ingleses estão sofrendo com o brexit e a falta de mão de obra lde imigrantes legalizados.