Foram quase dois meses de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus
Os italianos estão contando as horas para retornar gradualmente às ruas amanhã, segunda-feira 4 de maio, quando o governo começa a flexibilizar as regras de confinamento. São quase sete semanas de isolamento rígido no país, o mais atingido pelo novo coronavírus na Europa: 203 mil casos e mais de 27 mil mortes.
Parques e jardins públicos devem abrir para caminhadas e passeios de bicicleta ou com crianças, mas os cidadãos terão de manter distanciamento de 1 metro uns dos outros e evitar piqueniques e playgrounds. Restaurantes e cafés poderão oferecer produtos para viagem e será permitida a realização de funerais de curta duração, com não mais do que 15 pessoas.
Já neste domingo, 3, muitos italianos foram às ruas, a maioria com máscara, mas em Roma pessoas foram vistas abaixando a máscara para conversar. O primeiro-ministro Giuseppe Conte alertou que as regras poderão ser endurecidas novamente caso a taxa de contágio volte a subir.
Tailândia
A capital da Tailândia, Bangcoc, desfrutou neste domingo do primeiro dia de relaxamento das restrições. Moradores foram a parques, salões de beleza e mercados, e restaurantes começaram a ser reabertos.
Bares permaneceram fechados, o que levou a um aumento das vendas de cerveja e de outras bebidas alcoólicas, conforme informaram autoridades do país.
Com informações do Estadão Conteúdo