Nesta quarta-feira, 21, durante visita ao papa Francisco, a primeira-dama, Janja, dispensou o protocolo do Vaticano e rejeitou o uso do véu preto para cobrir a cabeça.
Esse protocolo é seguido à risca por mulheres em visitas oficiais ou em audiências com o pontífice. Até mesmo chefes de Estado optam por seguir a norma do cerimonial da Santa Sé.
Leia mais: “Ambientalistas causam danos permanentes a estátua histórica no Vaticano”
Janja decidiu agir da mesma forma que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e que a primeira-dama da França, Brigitte Macron.
A primeira-dama brasileira usou camisa preta de mangas compridas, como recomenda o protocolo. A ideia é que as visitantes usem roupas mais sóbrias, sem decote nem saia acima do joelho. Apenas rainhas e princesas católicas, por exemplo, podem usar roupas claras.
Janja não é católica. Ela segue as chamadas religiões de matriz africana. No entanto, casou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Igreja, em cerimônia realizada pelo bispo dom Angélico Sândalo Bernardino.
A visita de Lula e Janja ao Vaticano
Lula esteve na sede da Igreja Católica. Segundo a Sala de Imprensa Vaticana, o papa Francisco encontrou-se com o petista durante uma audiência realizada num espaço anexo à Sala Paulo VI.
O presidente do Brasil estava acompanhado de Janja e, depois do encontro com o papa, encontrou-se com dom Edgar Peña Parra, diplomata do Vaticano.
Leia também: “Papa Francisco convida Caetano Veloso para celebração no Vaticano”
Durante o encontro, segundo o site Vatican News, Lula manifestou o apreço pelas boas relações entre a Santa Sé e o Brasil.
A colaboração harmoniosa entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro foi destacada em prol da promoção “dos valores morais e do bem comum”.
O veículo de imprensa oficial da Santa Sé reportou que temas como o combate à pobreza, o cuidado com o meio ambiente e a proteção aos indígenas foram abordados durante a audiência em Roma.
A deslumbrada conhecendo todos os países do mundo (Nesse ritmo de viagens). Ah, às nossas custas, claro. Nada como ser burguês (Ela, Lula) e outros) e dizer-se socialista. Sobre o papado, como instituição, tenho o maior respeito. Lembro que houve muitos papas que não fizeram jus à missão que têm, mas é a parte humana da Igreja.
Essa “elementa” para se tornar ridícula, precisa melhorar muito!!!!!!!!!!!!!!!!
Esperar o que desse trio de vermes que rastejam sobre a Terra. Nove dedos corrupto e ladrão descondenado, janja prostituta e o papa argentino, um fariseu comunista falso e dissimulado..
Será que estavam marcando uma cervejada para erradicar a pobreza, algo que preocupa esses dois?
Em dezembro iremos ter uma novidade. Os petistas irao comparecer a um grande funeral na Esplanada dos Ministerios.
Pode censurar mas não mudo de opinião.
…
Não sei por que toda esse protocolo para visitar um pilantra desse. É apenas mais um membro de quadrilha de embusteiros internacionais, Mais um vagabundo comunista.
O pior papa que já houve, a favor do aborto, de ladrões e corruptos, uma tragédia para a igreja católica.
Que coisa: ela “segue as chamadas religiões de matriz africana”… já ele é devoto do capiroto mesmo…. Tamos Fu….
Essa pistoleira umbandista nem deveria ir ao Vaticano
Esta com cara que já tomou umas canas .