Depois de três quatro anos, o Japão retomou neste fim de semana o “sumô chorão”, uma competição de choro de bebês tradicional no país. O evento foi suspenso em 2020 por causa da pandemia de covid-19.
No sábado 12, dezenas de bebês acompanhados de seus pais se enfrentaram no templo de Sensoji, em Tóquio. As crianças competiram vestidas com o tradicional avental dos lutadores de sumô.
As regras variam de região para região. Em alguns lugares, ganha o primeiro a chorar; em outros, quem chorar por último é o vencedor. Para incentivar as crianças, os ajudantes usam máscaras de demônios “oni”, da mitologia japonesa durante as “batalhas”.
Shigemi Fuji, presidente da Federação de Turismo de Asakusa e organizador do evento, admite que algumas pessoas podem achar cruel fazer bebês chorarem de propósito. “Mas, no Japão, acreditamos que os bebês que choram alto também crescem com boa saúde”, disse à agência de notícias France-Presse.
O sumô chorão é realizado em santuários e templos em todo o país e atrai um grande número de espectadores. Segundo a organização, neste ano participaram 64 bebês da competição.
Leia também: Arqueólogos descobrem necrópole em estação de trem em Paris
Vocês não tem algum assunto de interesse para publicar? Faltou assunto?