Satoko Kishimoto, 47 anos, mora na Bélgica há mais de dez anos. No entanto, o fato não impediu a japonesa de ser eleita na segunda-feira 20 prefeita da cidade de Suginami, no distrito de Tóquio, Japão. Satoko realizou a maior parte de sua campanha eleitoral on-line, derrotando o até então prefeito, Ryo Tanaka.
“Ela se tornou muito popular com o movimento progressista no Japão”, disse Olivier Hoedeman, marido de Satoko, em entrevista ao jornal The Brussels Times, na terça-feira 21. “Por isso, foi convidada a concorrer à prefeitura.”
A nova prefeita de Suginami, com mais de meio milhão de habitantes, residia com o marido e dois filhos na cidade de Leuven. Contudo, nunca cortou os laços com a terra natal. Durante a pandemia de coronavírus, Satoko participou de diversos debates públicos para discutir a situação de Suginami. Foi, então, convidada a concorrer a um cargo público.
De acordo com Hoedeman, Satoko sempre foi muito interessada em política e, quando trabalhou para o Transnational Institute, em Amsterdã — grupo de pesquisa internacional sem fins lucrativos —, se inteirou mais sobre o assunto.
A nova prefeita morou no Japão até completar 25 anos. Depois, mudou-se para a Holanda e, logo após, foi para a Bélgica. Agora, Satoko vai se mudar para o Japão, mas a família ainda vai permanecer na Bélgica, por conta da escola das crianças.
Relacionadas
E essa moda pega!!!
Fica a dica para o Tarcísio.
Uma boa plataforma online com eleitores de SP.