Depois de fazer uma viagem ao espaço, o bilionário Jeff Bezos ofereceu cobrir US$ 2 bilhões em custos em troca de um contrato com a Nasa para ajudar a pousar astronautas na Lua. A proposta foi enviada em carta ao administrador da agência espacial dos Estados Unidos, Bill Nelson.
Leia mais: “Nasa manda recado para terráqueos do futuro”
Bezos disse que sua empresa, a Blue Origin, renunciaria ao valor no atual e nos próximos dois anos fiscais do governo, além de financiar uma missão de demonstração para “colocar o programa de volta aos trilhos agora.”
Inicialmente, a agência havia dito que oferecia o contrato a dois fornecedores, com a intenção de promover a concorrência. No entanto, em abril deste ano, ao fechar um acordo de US$ 2,89 bilhões com a SpaceX, de Elon Musk, a Nasa afirmou que os outros licitantes foram derrotados em ampla margem de custo e citou restrições no orçamento.
Leia também: “Protótipo de foguete da SpaceX faz primeiro pouso em segurança”
Nesta segunda-feira, 26, Bezos repetiu sua reclamação de que não teve a chance de revisar o custo de sua oferta, argumentando que, como resultado, a companhia de Musk tinha recebido uma “vantagem de vários anos e bilhões de dólares”.