Joe Rogan e Mel Gibson voltaram a criticar o governador da Califórnia, Gavin Newsom. Durante o podcast de Rogan, na quinta-feira 9, os dois discutiram os incêndios florestais que devastam o Estado e acusaram o democrata de má gestão.
Os incêndios já consumiram mais de 27 mil acres, o equivalente a 110 quilômetros quadrados, em Los Angeles. O fogo também destruiu 10 mil estruturas e causou sete mortes.
+ Leia mais notícias de Mundo
Em Pacific Palisades, bairro residencial nobre entre Malibu e Santa Monica, muitas celebridades perderam suas casas. Gibson revelou que sua residência foi consumida pelas chamas. “Meu filho, que é bombeiro voluntário, me mandou um vídeo do meu bairro em chamas”, disse. “Parece um inferno.”
O incêndio Palisades é o maior em atividade no condado de Los Angeles. Ele já consumiu mais de 17,2 mil acres (6.960 hectares), segundo autoridades. A maior parte das chamas atinge Pacific Palisades, bairro de alto padrão entre Santa Monica e Malibu. Pelo menos mil estruturas foram destruídas.
Críticas à gestão ambiental de Gavin Newsom
Rogan apontou falhas no orçamento do Estado. “Gastaram US$ 24 bilhões com os sem-teto no ano passado”, disse. “Quanto gastaram para prevenir incêndios? Nada.”
Os dois também ironizaram o governador. “Todo nosso imposto deve ter ido para o gel de cabelo do Gavin”, brincou Gibson. Rogan foi mais incisivo: “Ele arruinou pessoalmente o Estado. É mal administrado. Newsom finge que está tudo ótimo, mas é delírio”.
Gibson comparou a situação de Los Angeles com São Francisco, afirmando que a situação lá é “apocalíptica”.
Leia também: “Incêndio floretal se alastra em Los Angeles e provoca fuga em massa“
Os incêndios reacendem críticas à gestão do governador, especialmente em temas como controle ambiental e moradia. Enquanto isso, milhares de californianos seguem enfrentando as consequências das chamas e das políticas públicas do Estado.