O jornal alemão Die Welt anunciou nesta segunda-feira, 11, que contratou Marina Ovsyannikova, jornalista russa que ficou célebre recentemente por protestar contra a guerra na Ucrânia ao vivo, em um telejornal de uma TV estatal de seu país.
O protesto de Ovsyannikova aconteceu em 14 de março, nas primeiras semanas do conflito. No episódio, a redatora entrou no estúdio do Primeiro Canal (Piervy Kanal) durante o principal noticiário noturno e exibiu um cartaz no qual foi possível ler frases como “Não acreditem em propaganda” e “Eles estão mentindo para vocês”.
O momento em que Marina Ovsyannikova invadiu uma transmissão ao vivo de um jornal na TV estatal russa p/protestar contra a guerra. Ela deixou um vídeo pré-gravado onde diz que o seu pai é ucraniano. Foi detida. O local onde está não é conhecido. pic.twitter.com/FntlUxgHcg
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 14, 2022
Depois do protesto, a jornalista foi detida e interrogada por 14 horas. Ovsyannikova foi na sequência liberada, mas obrigada a pagar uma multa de 30 mil rublos (R$ 1,4 mil), porque, segundo a decisão, violou as regras relativas a protestos não autorizados no país.
Dias depois do incidente, Ovsyannikova afirmou que estava deixando o emprego, mas não aceitou uma oferta de asilo vinda do presidente francês, Emmanuel Macron.
Ulf Poschardt, editor-chefe do Die Welt, elogiou a “coragem, em um momento decisivo”, de Ovsyannikova e disse que a jornalista “defendeu as virtudes jornalísticas mais importantes, apesar da ameaça de repressão estatal”.
A Rússia recentemente tornou ilegal chamar a guerra na Ucrânia de “invasão”, repassando a orientação a organizações de notícias controladas pelo governo. A diretriz oficial é para que o conflito seja descrito como “operação militar especial”.
Cheio de “comuna” à brasileira, aqui hoje…. Parabéns à Alemanha que teve coragem. Ela precisa ficar esperta tudo que come e bebe….
Cuspiu no prato que comeu. Qq hora vai fazer igual à outra aqui, que queria dar o furo ( de reportagem).
Vale tudo para salvar um pai da forca!! Velho ditado! E de quebra arrumar um empreguinho…
Caso essa jornalista passar com um cartaz protestando contra o Olaf Chucrute atrás da apresentadora de algum jornal alemão será deportada diretamente para a Sibéria.