Um tribunal de Moscou condenou a jornalista Marina Ovsyannikova, que, na segunda-feira 14, invadiu o estúdio de uma emissora de televisão, durante transmissão ao vivo, para protestar contra a invasão da Ucrânia. Ela terá de pagar uma multa de 30 mil rublos (R$ 1,4 mil) porque, segundo a decisão, violou as regras relativas a protestos não autorizados.
O momento em que Marina Ovsyannikova invadiu uma transmissão ao vivo de um jornal na TV estatal russa p/protestar contra a guerra. Ela deixou um vídeo pré-gravado onde diz que o seu pai é ucraniano. Foi detida. O local onde está não é conhecido. pic.twitter.com/FntlUxgHcg
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 14, 2022
Mesmo com a multa, o caso não está encerrado. Isso porque o protesto em si, com o cartaz diante das câmeras, ainda não foi analisado pela Justiça. Caso a jornalista seja enquadrada em algumas das novas regras, que tratam de desinformação, poderá ser condenada a 15 anos de prisão.
Ovsyannikova foi multada pelo vídeo divulgado logo depois do protesto, em que classifica a guerra como “fratricida”. “O que está acontecendo na Ucrânia é um crime, e a Rússia é agressora”, disse a jornalista. “A responsabilidade pela agressão é de um homem: Vladimir Putin. Meu pai é ucraniano, minha mãe é russa. Eles jamais foram inimigos. Não protestamos quando o Kremlin envenenou Alexei Navalny.”
Navalny, que está preso, é um dos principais líderes da oposição ao presidente russo, Vladimir Putin. Em 2020, sentiu-se mal durante um voo e foi levado para um hospital na Alemanha. O governo alemão acusou a Rússia de envenenamento, mas o Kremlin negou.
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 102 da Revista Oeste
quero AFIRMAR que sou contra qualquer tipo de agressão militar, mas censurar o imprensa é um crime as pessoas tem que ter a liberdade de colocarem seu ponto de vista sem ofender ou levantar calúnias- o que é inadmissível é a censura aos canais RUSSOS estamos vendo somente um lado da situação assim vivemos em uma ditadura da comunicação o ocidente ficou pior que as ditaduras comunistas o povo deve decidir o que ver não os governos estipularem e criarem uma narrativa que melhor convenha – a próxima jogada dos Europeus e americanos será contra nós sobre o tema da Amazônia aí seremos censurados mais uma vez
Obvio que o governo Putin ja e uma ditadura. Alguma surpresa. Não. Aqui no Brasil, Alexandre de Moraes assume esse papel.
Prenderam-na por um protesto… alguma semelhança com um tal “sinistro” das terras tupiniquins? Acorda Brasil, lá e cá a mesma tirania.
AI TEM ORDEM, APILANTRA TENTANDO LACRAR CONTRA O PAIS NUMA GUERRA, TEM QUE SE LASCAR
Presa por fazer um protesto não autorizado????
Só mesmo na Rússia para existir “autorização para protesto”. É. É essa a vida que o Nove Dedos comunista quer para o povo do Brasil.
DITADURA é isto aí, para os leigos que não sabem. Só muita ignorância para querer implantar um regime ditatorial aqui no Brasil. 👁 Olho aberto nas eleições.