No início do mês, Sophia Park, 17, reuniu sua família para verificar os resultados de uma prova no site da Ordem dos Advogados da Califórnia. A alegria foi imediata ao descobrir que a jovem passou no exigente exame da instituição, um requisito obrigatório para que ela pudesse ser uma advogada praticante no Estado Dourado.
Em um vídeo publicado pela família no YouTube, Sophia declarou: “Estou muito feliz e animada”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O exame da Ordem da Califórnia é notoriamente desafiador, com menos de 54% dos 8.291 candidatos aprovados.
Mas a conquista de Sophia vai além — aos 17 anos e oito meses, ela se tornou a mais jovem a passar no exame, superando o recorde do irmão, Peter, que havia passado no exame aos 17 anos e 11 meses.
Sophia alcançou a conquista enquanto fazia cursos avançados online de casa, o que permitiu que ela concluísse o ensino médio, a faculdade e a faculdade de Direito em cerca de quatro anos.
Depois de completar 18 anos em março, Sophia vai se juntar ao irmão na Promotoria do Condado de Tulare como promotora. Ela já trabalha no local como assistente jurídica desde janeiro de 2024, onde redigia petições, enviava material de casos para advogados de defesa e conduzia audiências preliminares.
“As realizações incríveis de Sophia falam por si mesmas, e não poderíamos estar mais orgulhosos como uma família de escritório”, disse o promotor do Condado de Tulare, Tim Ward.
Sonho de passar no exame da Ordem
O interesse de Sophia pelo Direito começou ainda na infância, quando, durante a cerimônia Doljabi em seu primeiro aniversário, ela escolheu um martelo de juiz, que simbolizava seu futuro na advocacia.
Leia também: “Estudantes da PUC são acusados de racismo contra alunos cotistas da USP”
Ela cresceu em Cypress, Condado de Orange, e iniciou seus estudos de Direito aos 13 anos na Northwestern California University School of Law. Por lá, ela aprendeu disciplinas como Direito Penal e Introdução ao Direito e Análise Jurídica, ao lado de suas tarefas de matemática e ciências.
Como o irmão, Sophia se matriculou sob uma regra estadual que permitia que estudantes se candidatassem à faculdade de Direito depois de completar os exames do College Level Examination Program (CLEP), administrados pelo College Board, que concede créditos universitários.
Sophia decidiu focar nos estudos jurídicos e passou a ser educada em casa no primeiro ano do ensino médio, o que lhe deu mais tempo para estudar, já que não precisava mais se deslocar para a escola.
Leia também: “Cade suspende direito a voto da Paper na Eldorado, a pedido da J&F”
Em maio de 2022, ela concluiu o ensino médio ao passar no Exame de Proficiência do Ensino Médio da Califórnia (CHSPE). Ela obteve o equivalente a um diploma.
No ano seguinte, Sophia obteve um diploma de bacharel em Estudos Educacionais pela Western Governors University no ano seguinte. Durante sua formação, ela estudava em casa e utilizava o escritório da família como sala de aula, ao lado de seus irmãos.
No verão, a jovem estagiou na Promotoria do Condado de Los Angeles. Em agosto, a família Park mudou-se para Visalia, no Condado de Tulare, devido ao emprego de Peter na promotoria local, onde Sophia também começou a trabalhar enquanto concluía a faculdade de Direito.
Em junho do ano passado, Sophia se formou em Direito pela NWCULaw e, em julho, enfrentou o exame da Ordem da Califórnia, que inclui questões discursivas, um teste de desempenho e questões de múltipla escolha.
Leia também: “Lula diz que Putin deve ‘ter direito de andar pelo mundo'”
Sophia reconhece que seu caminho foi diferente do de outros jovens da sua idade, já que abriu mão de eventos como formatura, esportes e outras experiências do ensino médio e da faculdade. “Vendo onde estou agora, não trocaria isso por nada”, afirmou ao The New York Times. “Estou tendo uma experiência que poucos têm.”