O juiz federal norte-americano Roger T. Benitez revogou ontem, sexta-feira 4, a proibição de fuzis de assalto na Califórnia, em vigor há três décadas. A decisão foi condenada pelo governador do Estado, o democrata Gavin Newsom.
Em decisão de 94 páginas, o juiz federal descreveu a proibição de fuzis de assalto na Califórnia como “inconstitucional” e defendeu o direito de os norte-americanos possuírem fuzis semiautomáticos.
“Como o canivete suíço, o popular fuzil AR-15 é uma combinação perfeita de arma de defesa doméstica e equipamento de defesa territorial”, comparou T. Benitez. “Armas e munições nas mãos de criminosos, tiranos e terroristas são perigosas; armas nas mãos de cidadãos responsáveis, que cumprem a lei, são melhores.”
O juiz federal disse que o Estado terá 30 dias para apelar da decisão, que, segundo o democrata Newsom, representa “ameaça direta à segurança pública”.
Leia também: “A verdade sobre o desarmamento da população”, entrevista com Bene Barbosa publicada na Edição 48 da Revista Oeste