publicidade
Mundo

Juíza anula mandado de prisão contra Evo Morales, e processo muda de local

Ex-presidente da Bolívia responde por tráfico de pessoas

Evo Morales foi o primeiro presidente indígena da Bolívia | Foto: Reprodução/Twitter/X
Evo Morales, ex-presidente da Bolívia | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na última quarta-feira, 30, uma juíza departamental anulou o mandado de prisão contra Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, em um caso de tráfico de pessoas agravado.

Ele continuará respondendo ao processo, mas em outra comarca: a investigação, que inicialmente ocorria em Tarija, será agora conduzida em Villa Tunari, no Trópico de Cochabamba, reduto político de Morales.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O advogado de Morales, Nelson Cox, informou que as autoridades de Tarija foram notificadas sobre a anulação, garantindo “liberdade irrestrita” ao ex-líder.

Em outubro de 2024, a promotora Sandra Gutiérrez pediu a prisão de prisão contra Morales, alegando que ele teve um filho com uma menor durante seu mandato presidencial, decisão que tinha sido acatada pela Justiça.

Decisão judicial

A nova decisão, que anulou a prisão, afirma: “Fica anulada qualquer ordem de revelia, mandado de prisão judicial contra Juan Evo Morales Ayma, assim como qualquer tipo de ação que afete e/ou restrinja os direitos reivindicados pelo autor.”

Cox explicou que a anulação ocorreu depois que a defesa solicitou a transferência do caso para um “juiz natural” em Villa Tunari. O advogado destacou que o caso, encerrado em 2020, foi reaberto posteriormente com um novo tipo penal, sem queixa formal da suposta vítima.

Em janeiro, um tribunal de Tarija declarou Morales ausente por não comparecer a audiências, alegando problemas de saúde, o que resultou na emissão de um mandado de prisão.

Reações e apoio político a Evo Morales

Além disso, o tribunal proibiu Morales de deixar o país, ordenou a interdição preventiva de seus bens e o congelamento de suas contas bancárias. Em protesto, simpatizantes de Morales bloquearam rodovias por 24 dias, impedindo sua prisão. Desde então, Morales permaneceu no Trópico de Cochabamba, protegido por aliados.

Apesar das adversidades legais, Morales expressou seu desejo de concorrer à presidência nas eleições nacionais de 17 de agosto. Além das acusações criminais, há uma proibição constitucional da reeleição contínua ou descontínua para um terceiro mandato. Morales já presidiu a Bolívia por duas vezes.

presidente da bolívia
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales ao lado de Luis Arce | Foto: Divulgação/Site do PT

Morales e seus apoiadores planejam registrar sua candidatura em La Paz em 17 de maio, sem ainda revelar o partido pelo qual concorrerá, depois de ter sido destituído do comando do Movimento ao Socialismo (MAS), que fundou.

A relação entre Morales e o atual presidente, Luis Arce (MAS), que eram aliados, ficou tensa por divergências na gestão do governo e do partido. Recentemente, Arce foi anunciado como candidato presidencial do MAS para buscar a reeleição.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    A velha BOLIVIA virou tristemente o BRAZIU . parabéns manelitos …

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade