A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos destituiu o presidente da Casa, Kevin McCarthy, nesta terça-feira, 3. Trata-se da primeira vez que isso ocorre. Patrick McHenry, da Carolina do Norte e do mesmo partido que McCarthy, assume interinamente.
Matt Gaetz, representante republicano da Flórida, é o responsável pelo pedido de moção. O placar ficou em 216 votos a favor e 210, contra.
Os democratas, que votaram em bloco, obtiveram apoio de republicanos descontentes com o acordo firmado entre McCarthy e o governo Biden. No fim de semana, McCarthy e a Casa Branca aprovaram uma medida temporária para manter o Executivo funcionando, enquanto as leis orçamentárias de 2024 não estivessem ratificadas.
Durante uma entrevista coletiva, McCarthy disse que não vai concorrer a uma nova eleição. Dessa forma, abre-se uma lacuna no comando da Casa, que não pode votar projetos de lei ou qualquer outra medida sem um líder eleito pela maioria.
Republicanos criticaram Gaetz pelo “golpe” dado a McCarthy, que acusou o rival de “inveja” e “vaidade”.
Pré-candidatos à Presidência pelo Partido Republicano se manifestaram contra a briga. O ex-presidente Donald Trump pediu aos membros da sigla para se unirem no enfrentamento da esquerda, e não para guerrear entre si. O governador da Flórida, Ron DeSantis, também rechaçou o conflito ao mencionar que ele “causou muito prejuízo” aos conservadores.