A Volkswagen pode estar preparando o lançamento de uma oferta pública inicial de ações (IPO) da marca italiana de carros de luxo Lamborghini. A montadora está desenvolvendo uma estratégia de como se apresentar aos investidores, informou o CEO da unidade, Stephan Winkelmann.
“Estamos trabalhando nisso com outras agências”, disse Winkelmann à agência de notícias Bloomberg. “Como marca, fazemos isso há muito tempo, para mostrar o valor que temos.”
A Porsche se tornou a montadora mais valiosa da Europa no mês passado, quando seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen uma semana após seu IPO em Frankfurt. A estreia da fabricante foi uma jogada ousada em um mercado que estava praticamente fechado para grandes ofertas durante a maior parte do ano.
O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, disse que vê IPOs como uma forma de liberar mais valor das marcas do grupo, que também inclui Audi e Bentley.
“Um exercício de IPO é exatamente o que você faz para mostrar ao público quão sólido você é e o que está em andamento para o futuro”, disse Winkelmann. “Temos uma história e uma estratégia claras para isso.”
A Audi, que supervisiona as marcas premium da Volkswagen, informou no mês passado que não há planos concretos para um IPO da Lamborghini.
Mesmo assim, o recente aumento nos lucros da montadora italiana — incluindo uma margem operacional de 32% no primeiro semestre deste ano — a torna um caso sólido para uma abertura de capital, disse Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence.
“Um IPO é algo que pode acontecer nos próximos 18 meses, dependendo das condições do mercado”, disse Dean. “Uma avaliação de € 15 bilhões é totalmente justificável e pode ser ainda maior, dadas as métricas de margens.”
Leia também: “Carro elétrico (barato) no Brasil”, reportagem publicada na edição 134 da Revista Oeste