No início, o reggae era muito parecido com outros gêneros da música pop. Foi Lee “Scratch” Perry que inventou as características sonoras que fizeram o reggae ter sua estética própria e inconfundível. Como produtor, Perry colocou o baixo e a bateria em destaque. E estabeleceu algumas das bases do som “dub”, onde a base rítmica é reforçada pelo uso do eco.
Leia mais: “Sir Paul McCartney volta a ser jovem em novo clipe“
Rainford Hugh Perry nasceu em Kendal, Jamaica. Seu primeiro sucesso — “The Chicken Scratch” — gerou seu apelido. Ele fazia parte da primeira formação do lendário grupo de Bob Marley, The Wailers. Sempre foi um músico de vanguarda e um produtor disposto a descobrir novos caminhos.
Exótico, ele gravava ruídos de talheres para enriquecer sua sonoridade e “batizava” cada nova gravação com uma baforada de marijuana. “Ser maluco é uma coisa boa”, declarou ao jornal Rolling Stone. Keith Richards o chamava de “Salvador Dalí do reggae”.
Nos anos 1990 casou-se com a suíça Mireille Ruegg e morou em Zurique por algum tempo. Mas faleceu (de causas não reveladas) aos 85 anos num hospital de Lucea, na sua Jamaica natal.
Caramba, incrível que quanto mais o tempo passa mais droga aparece ou se aprimora! Mercado não falta, as gerações só se esmeram no mau gosto!