O lema “aja rápido e quebre as coisas”, do empresário norte-americano Mark Zuckerberg, foi questionado pela especialista em liderança da Universidade Harvard Anne Morriss. Ela sugere a substituição do conselho do dono da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) por “agir rapidamente e consertar as coisas”.
Em um TED Talk citado pela CNBC Make it, Anne explica que a ideia de Zuckerberg é de realizar tarefas rapidamente sem priorizar a qualidade. “Não precisa levar meses ou mesmo anos para resolver problemas difíceis”, disse a especialista em liderança. “A maioria dos nossos problemas merece uma resposta mais urgente.”
Leia mais: Empresa de Zuckerberg viola diretrizes da Lei de Proteção de Dados
Plano de gestão de negócios — a partir de análise de pesquisadora da Universidade Harvard do lema de Mark Zuckerberg
De acordo com a especialista, é preciso direcionar os esforços diante de um problema estabelecendo um plano de cinco dias. Veja como funciona:
- Segunda-feira: identifique o problema
É preciso identificar uma questão para resolvê-la de forma eficiente. “Faça isso com uma pergunta e não uma afirmação”, aconselha Anne. “Por exemplo, se o empreendedor identificar que os funcionários da Geração Z têm um comportamento inadequado, ele deve reformular a situação em uma pergunta: ‘O que está acontecendo com meus funcionários da geração Z?'”
- Terça-feira: crie um plano
Um plano deve ser construído de maneira a identificar como afetará os relacionamentos das pessoas no local de trabalho, em vez de abordar números, como receita ou lucro.
- Quarta-feira: faça novos amigos
Com o problema e a solução identificados, descreva-os para um grupo diversificado de colegas. Segundo a especialista, ouvir diferentes perspectivas ajuda a aprimorar o plano.
- Quinta-feira: conte uma história
Contar o plano como uma história com começo, meio e fim ajudará os colaboradores a acompanharem. Isso ajuda a dar um panorama descritivo da situação presente e perspectivas para o futuro. “Como humanos, precisamos de histórias para dar sentido à mudança, para encontrar o nosso lugar no seu roteiro”, afirma Anne. “As histórias também nos ajudam a ativar todas as outras pessoas ao nosso redor, de cuja ajuda precisaremos para essa mudança.”
- Sexta-feira: comece a agir
Comece a colocar o plano em prática e tenha senso de urgência. “A urgência libera a energia do sistema e deixa claro para todos que você leva o problema a sério”, conclui a especialista em liderança da Universidade Harvard.
+Acompanhe notícias sobre Economia e Tecnologia aqui