O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou eleições gerais para 4 de julho. O pleito é considerado um desafio para o Partido Conservador, no poder há 14 anos, especialmente porque o Partido Trabalhista está à frente nas pesquisas.
O líder da oposição, Keir Starmer, declarou que o país “merece mais” e afirmou que é “hora de mudar”, ao criticar as falhas dos conservadores. Caso os trabalhistas obtenham a maioria na Casa dos Comuns, o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, Starmer poderá ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Keir Starmer nasceu em Oxted, na Inglaterra, em 2 de setembro de 1962. É filho de um ferramenteiro de fábrica e de uma enfermeira do National Health Service (NHS) — sistema público de saúde do Reino Unido.
O trabalhista foi o primeiro de sua família a frequentar o ensino superior. Ele ingressou na Universidade de Leeds, aos 18 anos, para estudar Direito, em que se formou em 1987.
Leia também:
Durante sua carreira, Starmer defendeu pessoas condenadas à morte, como advogado de direitos humanos. Também ofereceu aconselhamento jurídico gratuito e colaborou com o Sindicato Nacional dos Mineiros, para evitar o fechamento de minas.
Depois do Acordo da Sexta-Feira Santa, que encerrou conflitos sangrentos pró-independência da Irlanda do Norte, ele ajudou a estabelecer o Conselho de Polícia do país, onde atuou como consultor jurídico por cinco anos.
Keir Starmer foi chefe do Ministério Público do Reino Unido
Em 2008, Starmer tornou-se chefe do Ministério Público do Reino Unido e liderou o Crown Prosecution Service — o principal órgão responsável por processar casos criminais investigados pela polícia e outras agências no país.
Foi nomeado cavaleiro — honraria entregue ao indivíduo que é muito respeitado — em 2014 por seus serviços à Justiça Criminal. Em 2015, aos 52 anos, foi eleito pela primeira vez para o Parlamento.
Leia mais:
Eleito líder do Partido Trabalhista em 2020, Keir Starmer prometeu políticas para melhorar a igualdade social, ao incluir aumento da alíquota máxima de imposto e reforço aos serviços sociais, além de adotar medidas mais rigorosas contra as mudanças climáticas.
Starmer foi um dos principais porta-vozes do Brexit dentro do partido. É casado desde 2007 com Victoria Starmer, enfermeira do NHS, com quem tem dois filhos.
Ao ler que ele adotou “medidas mais rigorosas contra as mudanças climáticas”, entendi que ele está totalmente engajado na agenda globalista esquerdista que visa sufocar o desenvolvimento do terceiro mundo, reduzir a população mundial que é poluidora por comer e peidar muito, e preservar o planeta para os poderosos que financiam esses movimentos todos. Vejamos o que vai conseguir com o apoio dos incautos.