Neste sábado, 22, que marca dois anos do início da guerra da Ucrânia com a Rússia, o presidente ucraniano, Vlodmyr Zelensky, publicou no Twitter/X uma mensagem de incentivo, promessas e esperança para seu povo: “Somos mais fortes que qualquer geopolítica”, afirmou. Vários líderes mundiais desembarcaram em Kiev para as solenidades da data.
Entre os que visitaram a capital ucraniana estão o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Líderes chegam de trem
Os líderes ocidentais chegaram a Kiev de trem e foram levados ao Aeroporto de Hostomel, local do início da batalha, para o encontro com o presidente ucraniano.
“Há dois anos, recebemos o desembarque inimigo aqui com fogo”, disse Zelensky. “ Dois anos depois, recebemos nossos amigos, nossos parceiros aqui”.
Leia também: “Guerra na Ucrânia completa 2 anos neste sábado”
O encontro aconteceu pouco depois de um ataque de drone russo atingir um prédio residencial na cidade do sul de Odesa, matando pelo menos uma pessoa.
A Itália, que detém a presidência rotativa do Grupo dos Sete principais economias, anunciou que o G7 se reunirá virtualmente ainda neste sábado com Zelensky e adotará uma declaração conjunta sobre a Ucrânia.
Mensagem ao povo
Tendo a imagem do aeroporto como símbolo da data, Zelensky gravou uma mensagem no local falando diretamente ao povo. A gravação foi publicada no perfil do presidente no Twitter/X.
“Queridos grandes cidadão de uma grande país”, disse, “estou imensamente orgulhoso de cada um de vocês. Admiro a todos. Acredito em cada um de vocês. Qualquer pessoa normal deseja que a guerra termine. Mas nenhum de nós permitirá que a Ucrânia termine.”
Zelensky encerrou com um agradecimento aos soldados, ao povo e “a todos ao redor do mundo”, e um sinal de esperança: “Estamos 730 dias mais perto da vitória”.