A Lituânia proibiu o trânsito de materiais sancionados para a Rússia através da região de Kaliningrado (território russo na União Europeia).
A Rússia reagiu ao anúncio e afirmou nesta segunda-feira, 20, que a decisão é “sem precedentes” e é considerada “ilegal”, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Isso é uma violação de tudo”, disse.
Desde sábado 18, os trens de trânsito com mercadorias sujeitas a sanções da União Europeia não podem mais passar pela região, segundo o governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov. A companhia ferroviária estatal lituana notificou a Rússia sobre a proibição.
A lista dos bens proibidos inclui material de construção, cimento, metais e “uma série de outros bens importantes tanto para a construção quanto para a produção”, segundo Alikhanov. Ainda segundo ele, a medida teria um impacto de 50% das importações do pequeno território.
A decisão da Lituânia é a mais recente de um Estado membro da UE a sancionar a Rússia depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro.
Kaliningrado
O enclave de Kaliningrado é um pequeno território que chegou a fazer parte da Prússia e passou a fazer parte da União Soviética, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Encontra-se quase completamente separado do país, ficando entre a Lituânia e a Polónia, e é banhado pelo Mar Báltico — que acaba por ser a única ligação direta possível com a Rússia.
Kaliningrado é também a base da Marinha russa no Báltico, a segunda maior armada russa, atrás da que está presente no Mar Negro, na guerra na Ucrânia. É também conhecida a presença de armazenamento nuclear em Kaliningrado.
Depois de enfiar suas tropas no atoleiro ucraniano, Putin está desmoralizado, a ponto de a minúscula Lituânia tirar onda com a Rússia. Força sem inteligência não resolve nada.
Eu li de novo, e acho que quiseram dizer algo como ‘através’ de Kaliningrado, sei lá, ficou confuso.
Pior do q o ‘continue lendo’
ñ existe. Só as propagandas q surgem do nada, bloooom, quando estamos no meio da leitura.
Está começando a ficar uma chatisse.
Alô, Augusto, põe ordem, ou.. vai pro brejo em breve.
Vão cutucando que acabam sendo invadidos tb.
Pelo território….. não seria PARA o território?,
Pois isso está começando a chatear um pouco…semana passada, no email da edição semanal, apareceu um “capas” no lugar de “capaz”.
Nada pior do que se vê diariamente na imprensa brasileira, mas eu tenho a Oeste em uma prateleira acima…por enquanto.
Hj eu achei um “despois” num texto da Secom…..
Certo. Seria PARA o território russo de Kaliningrad. Mas não vou criticar pois eu também esqueço de fazer uma correção de texto antes de enviar.