Lituânia proíbe o trânsito ferroviário pelo território russo de Kaliningrado

Rússia classificou a ação como 'sem precedentes' e 'ilegal'
-Publicidade-
Com a interrupção do transporte, os materiais ficaram parados na ferrovia
Com a interrupção do transporte, os materiais ficaram parados na ferrovia | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Lituânia proibiu o trânsito de materiais sancionados para a Rússia através da região de Kaliningrado (território russo na União Europeia).

A Rússia reagiu ao anúncio e afirmou nesta segunda-feira, 20, que a decisão é “sem precedentes” e é considerada “ilegal”, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Isso é uma violação de tudo”, disse.

Desde sábado 18, os trens de trânsito com mercadorias sujeitas a sanções da União Europeia não podem mais passar pela região, segundo o governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov. A companhia ferroviária estatal lituana notificou a Rússia sobre a proibição.

-Publicidade-

A lista dos bens proibidos inclui material de construção, cimento, metais e “uma série de outros bens importantes tanto para a construção quanto para a produção”, segundo Alikhanov. Ainda segundo ele, a medida teria um impacto de 50% das importações do pequeno território.

A decisão da Lituânia é a mais recente de um Estado membro da UE a sancionar a Rússia depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro.

Kaliningrado

O enclave de Kaliningrado é um pequeno território que chegou a fazer parte da Prússia e passou a fazer parte da União Soviética, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Encontra-se quase completamente separado do país, ficando entre a Lituânia e a Polónia, e é banhado pelo Mar Báltico — que acaba por ser a única ligação direta possível com a Rússia.

O pequeno território de Kaliningrado (em vermelho no mapa) é uma importante ligação do Mar Báltico com Belarus | Foto: Reprodução

Kaliningrado é também a base da Marinha russa no Báltico, a segunda maior armada russa, atrás da que está presente no Mar Negro, na guerra na Ucrânia. É também conhecida a presença de armazenamento nuclear em Kaliningrado.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.