Com cerca de 25 milhões de pessoas confinadas para evitar a transmissão de covid-19, Xangai, na China, registrou três mortes por covid no domingo 17. Essas são as primeiras desde o surto recente de contágio em que a cidade se encontra, de acordo com autoridades chinesas.
Um documento emitido pelo comitê de saúde da cidade informou que as vítimas tinham entre 89 e 91 anos de idade e não estavam vacinadas, segundo o portal de notícias da BBC.
Sem contar essas vítimas, os registros revelam que a China teve 4,6 mil mortes por covid na pandemia, apenas sete delas em Xangai, segundo o site Our World in Data. Os novos registros levam a cidade agora a dez mortes pela doença.
Relacionadas
Lockdown severo em Xangai
A maior cidade chinesa e mais importante centro financeiro, Xangai está em sua terceira semana de confinamento obrigatório de milhões de pessoas, o que tem causado polêmica entre os moradores.
Desde o dia 10 de março, as autoridades locais realizaram mais de 200 milhões de testes para a doença na cidade, em uma tentativa de controlar o surto de covid.
A prefeitura estabeleceu uma meta para impedir a propagação do vírus fora das áreas em quarentena até quarta-feira 20, o que permitirá à cidade aliviar seu confinamento e começar a retornar à vida normal à medida em que cresce a frustração da população com o cerco.
Os moradores usaram as mídias sociais para desabafar com as autoridades locais por dificuldades na obtenção de alimentos, perda de renda, separação entre familiares e más condições nos centros de quarentena. As tensões geraram alguns protestos e brigas com a polícia.
Xangai se tornou o epicentro do maior surto da China desde que o vírus foi identificado pela primeira vez, em Wuhan, no final de 2019, e registrou mais de 320 mil infecções por covid-19 desde o início de março, quando a onda teve início.
Ontem, Xangai registrou quase 20 mil novos casos assintomáticos e 2,5 mil sintomáticos, segundo dados oficiais.
Papo furado, conto do vigario, historia para boi dormir. Falam o q querem, qdo querem. Todos os anos morrerao idosos por isso ou aquilo. O q me preocupa nessas conversas de botequim eh um “lockdown” em meio as eleicoes… ta na cara q eh armacao. Especislmente com videos de Biden em orgia e papa assistindo um sexo oral como de isso fosse festa de carnaval vazando para todo mundo ver. A praga esta aqui mesmo e os piores usam toga
Isso ocorr por dois motivos :
As vacinas chinesas nao funcionam e a pseudo economia da China quebrou.
🤨🤨🤨🤨
Impossível acreditar em qualquer dado divulgado pelo PCCh, eles estão querendo espalhar o terror novamente para controlar mais ainda a população, espero que isso não chegue por aqui…
Geeentiii, esses china são fodões mesmo… Aqui morria de qq coisa e era colocado covid, lá morre se de covid e coloca outra coisa, isso é o poder de ser o chefe do mundo… e eu aqui cagando pra China… tranca tudo mesmo, deixa morrer de fome.. mas armar a população não podiiii… swnão eles se rebelam contra o governo comunista geno, quer dizer gente boa…
4, 6 mil mortes desde o começo da pandemia. Hã hã, todos acreditamos nisso e tbem em Duendes, no Pé Grande, Coelhinho da Páscoa e sem esquecer do Saci Pererê.
Eu me pergunto se os numeros da reportagem estão certos: trancaram 25 milhões de pessoas com o registro de 03 mortes de pessoas com 90 anos? Seria isso mesmo?