Uma nova onda de violência foi desencadeada no Equador depois de o líder da gangue Los Choneros, José Adolfo Macías Villamar, conhecido como “Fito”, fugir da prisão no último domingo, 9.
A Los Choneros é a facção mais poderosa do Equador. Em agosto de 2023, 4 mil policiais do país se mobilizaram na megaoperação que transferiu de presídio o líder da gangue, então acusado de ameaçar o candidato presidencial do Equador, Fernando Villavicencio. Villavicencio foi morto em agosto, e a facção Los Lobos reivindicou a autoria do assassinato.
Nesta terça-feira, 9, um grupo de criminosos invadiu o estúdio da emissora TC Televisión, em Guayaquil, maior cidade do Equador. Um apresentador da emissora foi sequestrado ao vivo. Há suspeita de que o crime tenha sido praticado pelo grupo criminoso Los Choneros.
Quem é a gangue Los Choneros
Depois da fuga de Fito, líder dos Choneros, o presidente do Equador, Danial Noboa, anunciou estado de emergência nacional para ajudar as autoridades a prenderem Fito novamente. O decreto deve ficar em vigor por 60 dias.
Fito foi condenado por tráfico de drogas, homicídio e crime organizado. Ele cumpria pena de 34 anos na prisão La Regional, no porto de Guayaquil, e estava programado para ser transferido no domingo para um centro de segurança máxima na mesma cidade, segundo a agência AP News.
O Los Choneros briga com outros grupos semelhantes ligados a cartéis mexicanos e colombianos pelo controle das rotas do tráfico de drogas e do território. Eles também disputam poder em presídios. Ao menos 400 presidiários morreram nessas disputas desde 2021.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
A gangue Los Choneros foi formada por volta de 2005 na cidade de Manta, com oito integrantes na faixa etária dos 18 aos 30 anos. O fundador e primeiro líder do grupo foi Jorge Bismark Véliz España, conhecido como “Chonero”. Ele foi assassinado em 2007.
A principal ação do Los Choneros é atuar como um cartel de drogas. Com base atual na cidade de Chone, província de Manabí, os criminosos atuam em grande parte da costa do Equador.
A Polícia Nacional do Equador também afirma que o Los Choneros é braço armado de um cartel de drogas colombiano que tem interesses dentro do país. Muitos de seus membros estão ou estiveram na lista dos mais procurados do país.