A Lua está se afastando cada vez mais da Terra, mostram refletores instalados na superfície lunar por astronautas das missões Apollo. Segundo estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, e da Universidade de Genebra, na Suíça, o satélite se afasta 3,5 centímetros por ano do planeta habitado por humanos.
Se a distância fosse projetada para o passado, haveria uma colisão com a Terra 1,5 bilhão de anos atrás. Mas a Lua se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ou seja, nem sempre a velocidade do afastamento foi assim.
O primeiro cientista a observar esse fenômeno foi Edmond Halley, há cerca de 300 anos. Ele chegou a essa conclusão depois de estudar os registros de antigos eclipses. Estima-se que esse afastamento ocorre em razão do atrito exercido pelas marés sobre os oceanos, que influencia a velocidade de rotação da Terra.
The Moon currently moves away from us at a rate of 3.8cm/year (1.5"/yr). BUT this 'lunar retreat' rate has varied from 0.13 – 28 cm/year over the last 4.5 billion years.
Anyway, here's a rough idea of what it may have looked like, and read on for the cause and science paper link pic.twitter.com/Xwf1TPuUML— Dr James O'Donoghue (@physicsJ) September 25, 2019
À medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficam cada vez mais longos. Em contrapartida, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. Em virtude da menor influência gravitacional da Lua sobre a Terra, as marés não seriam mais tão marcantes. Mesmo assim, continuarão a existir, por causa do efeito do Sol.
Diga me com quem andas e eu te direi quem és,,,,
Até a Lua,,, já já será acusada de terrafobica
Se eu estivesse vivendo próximo a um planeta onde um bandido é solto da cadeia em pleno cumprimento de pena, por crime cometido em virtude de seu cargo político, para se candidatar de novo ao mesmo cargo, por aqueles que deveriam coibir esse tipo de coisa, também me afastaria.