O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira, 27, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo ele, o premiê está cometendo uma “insanidade” e que estaria “querendo acabar com a Faixa de Gaza”.
Lula declarou que Netanyahu se esquece que “lá não tem só soldados do Hamas”, mas também mulheres e crianças, “que são as grandes vítimas desta guerra”.
Lula diz que Hamas ‘não é terrorista’
Além disso, o presidente também afirmou que o grupo Hamas não é terrorista, mas que cometeu um ato terrorista ao atacar Israel no ato que deu início à atual guerra no Oriente Médio.
“O Brasil só reconhece como organização terrorista aquilo que o Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] reconhece”, declarou, em um café da manhã com jornalistas.
“E o Hamas não é reconhecido como organização terrorista, porque disputou eleições na Faixa de Gaza e levou.”
Ao criticar os bombardeios, Lula falou ainda que “o que a gente vê são prédios que levaram anos para serem construídos, pontes que levaram anos para serem construídas, e casas que levaram anos, (tudo) destruído”.
Repatriar brasileiros
O presidente garantiu que seu governo irá trabalhar para repatriar cerca de 30 brasileiros que estão no sul de Gaza, aguardando a abertura da fronteira com o Egito.
Para essa finalidade, Lula disse que está disposto a conversar com lideranças que têm relação com o Hamas.
“É por isso que o Brasil está fazendo o esforço. Nós não deixaremos um único brasileiro ficar em Israel ou na Faixa de Gaza”, afirmou.
“Se eu tiver informação de um presidente de tal país que é amigo do Hamas, é para esse que eu vou ligar. ‘Ô cara, fala para o Hamas liberar o refém. Por que ficar com inocente lá metido?’”
Conselho de Segurança
Lula também voltou a criticar o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.
Ele mencionou uma proposta de resolução do Brasil sobre a guerra, que teve apoio de 12 dos 15 membros do colegiado, mas foi vetada pelos Estados Unidos, que assim como Reino Unido, França, China e Rússia podem vetar decisões do grupo.
“A proposta do Brasil não foi rejeitada. Tinha 15 votos em jogo, ela teve 12, duas abstenções e um contra”, disse.
”Ela foi vetado por causa de uma loucura que é o direito de voto concedido aos cinco países titulares no Conselho de Segurança da ONU que eu sou totalmente, radicalmente contra.”
E um idiota total.vergonha do povo serio que ainda existe no Brasil
O capiroto está fazendo coisas mil vezes pior do que ele menciona, que é tentar destruir ou de fato estar destruindo uma nação com a população cem vezes maior do que a Faixa de Gaza, que é o Brasil.
Put’s , será que não tem ninguem desse governo trágico ,para dizer para esse estúpido ficar de boca calada?
Esse cara ainda pensa que está em uma reunião de sindicato na década de 70 do século passado.
Será que ninguem tem coragem de dizer ou tentar pelo menos explicar para ele que essa confrontação logo acaba e depois disso vão ficar as consequências das idiotices insanas que ele está falando ?
todas essas declarações infelizes e nefastas vão ter consequências futuras .
Sujeito estúpido e geopoliticamente analfabeto.
Benjamin Netanyahu quer acabar com a Faixa de Gaza, da mesma maneira que você quer acabar com o Brasil, LLule.
Claro que não são terroristas! Os “meninos” fizeram o que fizeram só “para poder tomar uma cervejinha”.
Esse nosso desgovernador senil devia ficar calado para não apresentar esse fetival de cretinices que só envergonha o Brasil.
Como também inúmeros brasileiros querem que o fim desse aí seja de volta para a cadeia.
Tudo indica que este ladrão corrupto mentiroso é membro do HAMAS.
CADA VEZ MAIS ACHO VÁLIDO O DITO POPULAR, SEGUNDO O QUAL, VELHICE NÃO MELHORA NECESSARIAMENTE NINGUÉM MAS PODE ACENTUAR OS DEFEITOS! UMA VEZ IGNORANTE E RIDÍCULO, SEMPRE MAIS IGNORANTE E
MAIS RIDÍCULO!
Em 2005, Israel se retirou unilateralmente da faixa de gaza e a entregou à Autoridade Palestina visando avançar no processo de paz. Em 2007, o hamas deu um golpe de estado dentro da faixa de gaza e tomou o poder à força da Autoridade Palestina. O hamas matou mais de 160 palestinos e feriu outros 500. Centenas tiveram que fugir à Cisjordânia. Esse é o hamas, um grupo terrorista que não dá a mínima para os palestinos da faixa de gaza e é testa-de-ferro de países covardes que têm medo de enfrentar Israel, tal como Irã e Catar. É inadmissível e indecente que o molusco insista nesse tipo de declaração estapafúrdia.
Perdeu a oportunidade de ficar calado, mas como insiste em dizer asneiras, o Mula não se cala.
Porta-voz do Hamas encerra entrevista depois de ser questionado sobre assassinatos. Alto comandante do grupo terrorista não respondeu sobre matar israelenses enquanto eles dormiam
A RESPOSTA AO LULA ESTÁ NA MATÉRIA ACIMA…
Hamas não é terrorista, MST também não é. Terroristas são as velhinhas que acampam em frente aos quartéis com o terço na mão e bandeira do Brasil nas costas. Terrorismo é votar na direita. Esse é o raciocínio desse crápula do Lula.