O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprimentou Vladimir Putin, pela vitória nas eleições presidenciais russas do último domingo 17.
Leia mais:“‘Discurso da vitória’ de Putin tem tom ameaçador ao Ocidente”
O assessor especial para assuntos internacionais do atual governo brasileiro, Celso Amorim, confirmou o contato entre ambos.
O presidente brasileiro, desta maneira, retribuiu as felicitações enviadas por Putin logo depois do anúncio da vitória de Lula nas eleições de 2022.
Lula também segue as diretrizes de seu partido, o PT, que publicou nota em que parabeniza o presidente russo pela permanência no cargo.
Vladimir Putin está no comando da Rússia há 23 anos. Neste ínterim, durante quatro anos ele exerceu o cargo de primeiro-ministro, mas era ele quem detinha na prática o poder no país.
Leia mais: “Lula reitera críticas e acusa Israel de genocídio”
Segundo a Comissão Eleitoral Central russa, o atual presidente local recebeu 87,29% dos votos, recorde na história do país.
Sem congratulações do Ocidente
Diversos líderes de nações europeias, no entanto, evitaram dar os parabéns a Putin por seu triunfo.
Putin é acusado por governos do Ocidente de realizar eleições presidenciais na Rússia sem que elas fossem livres e justas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O único presidente de um país europeu a congratular o russo foi Aleksandr Lukashenko, ditador de Belarus.
Ele é um aliado fiel do Kremlin. Putin recebeu os parabéns também de Bolívia, China, Coreia do Norte, Cuba, Irã e Tajiquistão.
Baseado em números oficiais, o Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, afirmou que, até novembro de 2023, mais de 10 mil civis ucranianos haviam sido mortos na invasão russa, ordenada por Putin em fevereiro de 2022.
Postulante a ditador homenageando um ditador. Condenar a agressão russa na Ucrânia nada. Putin que é um Hitler com muito mais recursos ele não fala nada
Mais uma vez, o Molusco disse Merd@.
Os piores sanguinários do mundo se uniram para parabenizar o putin. Isso reflete a postura desses governos que continuem matando o seu povo