Um lutador britânico perdeu parte do pulmão depois do uso excessivo de cigarro eletrônico, mais conhecido como vape. Submetido a um procedimento cirúrgico para tratar o problema, Sean Tobin, de 20 anos, recebeu alta médica no dia 27 de julho.
O lutador de artes marciais mistas, nascido na cidade de Manchester (Inglaterra), usava vape desde 2018. O consumo fez com que o pulmão dele ficasse “sardento”, cheio de manchas pretas.
Uma foto compartilhada por Tobin nas redes sociais mostra o órgão manchado em virtude do uso de cigarro eletrônico.
“Foi realmente assustador, porque percebi que fiz isso comigo mesmo”, confessou Tobin à Agência de Notícias Kennedy News and Media. “Foram anos sem tratar meus pulmões como eles deveriam ser tratados.”
Como o lutador teve o pulmão consumido pelo vape?
No auge da dependência, o lutador consumia por semana um vape descartável de 5 mil tragadas.
Por ser lutador, ele achava que passaria ileso pelos efeitos adversos do produto. Tobin frequentava a academia até sete vezes por semana e praticava artes marciais mistas.
Tobin passou mal quando ia para o trabalho. Ele sentiu uma fisgada nas costas, e, inicialmente, os médicos pensavam que se tratava de uma pneumonia.
“O radiologista leu meu relatório e disse que eu tinha um colapso pulmonar”, contou o lutador.
Ele precisou ser internado e submetido a uma cirurgia. Os médicos observaram que havia depósitos de carbono no pulmão de Tobin, que precisaram ser removidos.
“Foi uma coisa assustadora de ver”, lamentou o lutador britânico. “Fiquei triste e pensando na merda que tinha feito comigo mesmo.”
Tobin agora espera que seu caso sirva de alerta para os perigos do vape. Ele conta que se lembra de assistir a vídeos no TikTok em que um homem mostrava o pulmão colapsado e pensava: “Isso nunca vai acontecer comigo, até que acontece”.