O presidente da França, Emmanuel Macron, reuniu-se, nesta segunda-feira, 6, com seu homólogo chinês, Xi Jinping. Na reunião, foram tratados temas como relações comerciais e guerra na Ucrânia. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também esteve presente.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O encontro acontece no âmbito do 60º aniversário das relações diplomáticas franco-chinesas. Nas redes sociais, Macron falou sobre a importância do encontro para ambos os países.
Leia também: “Xi Jinping ameaça Taiwan e fala em ‘reunificação’ da ilha com a China comunista”
“O comércio e o acesso aos mercados, a concorrência leal e o investimento, a situação na Ucrânia e no Oriente Médio: as relações entre a China e a Europa, a coordenação entre nós, são de importância decisiva”, escreveu Macron, no Twitter/X.
Fazia cinco anos que Xi Jinping não visitava a Europa
A última vez que Xi Jinping visitou a Europa foi há cinco anos. Sua ida acontece em meio a tensões entre a China e a União Europeia, em relação ao comércio.
Leia mais: “Comandante do Exército vai à China para fortalecer relações militares”
Os europeus investigam várias indústrias chinesas, que exportam carros elétricos. Os chineses, por sua vez, investigam as importações francesas de conhaque.
De acordo com Ursula, o encontro foi importante para os interesses da UE. Ela destacou que foi discutido o “equilíbrio das relações comerciais e econômicas”.
Em comunicado, Xi Jinping elogiou os laços entre as duas nações. Ele afirmou que as relações entre a China e a França são “um modelo para a comunidade internacional”. Além disso, o chinês falou em “coexistência pacífica” entre os dois países.
Leia também: “Elon Musk vai à China para discutir projetos sobre ‘carros autônomos'”