O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, sugeriu o uso de “tropas brasileiras” para conquistar a independência de Porto Rico, território no Caribe controlado pelos Estados Unidos. A declaração é do último sábado, 11, em discurso durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, evento de esquerda realizado em Caracas.
“Assim como no norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação”, disse o ditador. “A agenda foi escrita por Simón Bolívar. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha?”
Maduro mencionou o Batalhão General Abreu e Lima, pertencente à Polícia Militar de Pernambuco.
A governadora da ilha, Jenniffer González-Colón, já criticou o ditador. Durante as eleições deste ano, ela manifestou apoio à oposição venezuelana, liderada por María Corina Machado.
Leia também: “Momento histórico, diz dirigente do PT sobre posse de Nicolás Maduro“
Até o momento, o presidente Lula não comentou a declaração. O Itamaraty e outros órgãos do governo também não se manifestaram.
Maduro impõe ditadura na Venezuela
A Venezuela é alvo de críticas internacionais por violações de direitos humanos e falta de democracia. Relatórios da Organização Estados Americanos (OEA) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciaram perseguições políticas e ausência de liberdade de imprensa no país. Desde 2014, mais de 7 milhões de venezuelanos deixaram o país, segundo a Human Rights Watch. Atualmente, há mais de 1,7 mil presos políticos.
Saiba mais: “Venezuela: organizações contabilizam cerca de 2 mil presos políticos na ditadura de Maduro“
As eleições presidenciais realizadas em julho de 2024 também enfrentam questionamentos. A oposição, liderada por María Corina, foi impedida de concorrer, depois de decisão do Supremo Tribunal, controlado pela ditadura.
Maduro, no entanto, nega que o país seja uma ditadura e afirma que a oposição não venceu devido à falta de apoio popular. Organizações independentes, como o Carter Center, confirmaram fraude na votação e a vitória do opositor de Maduro Edmundo González.
Pode levar toda as Frouxas Armadas do Bostil tranquilo, são uns perfídias mesmo. O comando são uma cambada de vendidos e que prestam continência à bandidos, então certeza que prestam continência ao Maduro também…
Só que certeza que perderão a guerra, pois são covardes e só sabem pintar meio fio e trair o povo que paga seus soldos…
O braziu pode mandar seus exércitos de “pintores de meio fio” e os batalhões de “heróicos” traidores da pátria. Aqueles que cometeram perjúrio com seus próprios compatriotas. Esperemos que tenha bastante lama para o exército brasileiro chafurdar. É o lugar que merece. 🤮😠
Esse b…. endoidou de vez.
Só camisa de força para segurar o quadrúpede….
Chamando o batalhão pernambucano para ser bucha de canhão ?
Igual os norte coreanos que foram chamados pelo Putin ?
E aí Tomás Paiva, você vai ser responsabilizado, abre o olho , no cenário mundial ninguém vai obedecer o Xandão como você obedece, e o Laranjão nem foi empossado, e depois de uma conversa com ele ministros de estado já pediram demissão, Canadá é um exemplo e na Alemanha a coisa está esquentando, a Europa inteira, para o Oriente Médio ele já mandou recado está com Israel, e os terroristas já chamaram para conversar, em soltar refens e negociar um trégua. Fica do lado do Maduro, fica para ver o que vai acontecer.
KKKKKKKK, batalhao brasileiro?, vai ter distribuicao de cachorro quente?, abrir trincheiras? , triste fim das nossas forcas armadas de Geisel, Castelo Branco, Medici, general Costa e Silva e Newton Cruz e mais centenas de patriotas .
Lula é um capacho do Maduro. Por consequencia, o Brasil é humilhado continuamente pelo ditador assassino a quem o Lula presta obediência, admiração e servidão. Estamos no fundo do poço moral.
Se esse sujeito não fosse um bravateiro e seu assemelhado nacional, um mentiroso contumaz, seria uma ótima oportunidade para uma pá de cal com uma única cajadada.
Ana Maia Braga, colunists da Glovo e PT acham lindo. Aliás, estão escondendo que Maduro quer invadir a Guiana e parte do território brasileiro para aproveitar que o Brasil tem um presidente ridículo.
Maduro deve saber muita coisa sobre o Bebum, que c… de medo do ditador abrir a boca!
El Bigodón chantageando o demônio bebum? Seria por causa das denúncias abafadas do “efeito boomerange” do recursos enviados para o metrô de Caracas?
Ou seja, parte fora desviada e retornada para os bolsos dos comparsas da ORCRIM, para empreiteiros des-condenados e para campanhas políticas presidenciais da Anta?
Os governantes destes dois pais, não passa de dois ladrões e corruptos. Vive no mundo da lua, pensam que significa alguma coisa para o resto do mundo. O daqui é bem capaz de tomar está invasão. Cuidados do povo sob domínio de duas antas como estás, não aquenta um dia de combate com as grandes potências.
O pior de tudo isso não é o que o Ditador disse, mas sim o que o frouxo não disse.
Os governantes destes dois pais, não passa de dois ladrões e corruptos. Vive no mundo da lua, pensam que significa alguma coisa para o resto do mundo. O daqui é bem capaz de tomar está invasão. Cuidados do povo sob domínio de duas antas como estás, não aquenta um dia de combate com as grandes potências.