Governo do país diz que a pandemia já está sendo controlada; comunidade internacional desconfia dos números divulgados pelo regime
![Ruas sendo desinfetadas em Teerã, a capital do Irã](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/04/Irã.jpg)
Foto: Hamed Jafarnejad/ Wikimedia
As autoridades do Irã anunciaram hoje mais 117 mortes provocadas pelo coronavírus no país. Segundo os dados oficiais, que são contestados pela comunidade internacional, a nação islâmica contabiliza 66.220 casos confirmados, com 4.101 mortes.
De acordo com Kianuche Jahanpur, o porta-voz do Ministério da Saúde iraniano, os últimos dados demonstram que o país já está apresentando queda no número de novos casos. “Detectamos 1.634 novas ocorrências, elevando o número total de casos confirmados para 66.220”, afirmou, segundo divulgação do portal de notícias G1.
Jahanpur teceu elogios ao povo iraniano por ter respeitado e seguido as orientações dos órgãos de saúde para o combate à pandemia. “Devemos a redução no número de casos da doença à participação de nosso querido povo, bem como ao envolvimento dos profissionais da saúde”, completou.
A teocracia do Oriente Médio anunciou o primeiro caso de covid-19 em 19 de fevereiro. A doença começou a se espalhar a partir de Qom, cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes na região central do país.