A Marinha da China iniciou na madrugada desta terça-feira, 12, os maiores exercícios militares de sua história no Oceano Pacífico. Cerca de 20 navios militares chineses estão navegando nesse momento nas águas próximas da ilha de Taiwan.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa de Taiwan, que detectou as embarcações da Marinha da China comunista nos arredores da ilha nas últimas 24 horas.
Saiba mais: Peixe gigante é flagrado em Taiwan
As autoridades taiwanesas também noticiaram a movimentação do segundo maior porta-aviões chinês, o Shandong, no canal de Bashi, que separa a Ilha de Formosa (Taiwan) das Filipinas.
Essa é o maior exercício militar realizado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China. A ação preocupa os analistas, pois poderia ser um teste geral de uma potencial invasão da ilha por parte de Pequim.
Autoridades militares japonesas também informaram atividades de oito embarcações chinesas no estreito de Miyako, entre Japão e Taiwan.
Os conflitos na região de Taiwan
As Forças Armadas chinesas promoveram várias atividades como essa desde 2021, mas com frotas muito menores. Essa grande concentração é atípica e aumenta a tensão na região.
Saiba mais: Taiwan não é China
A ação de Pequim vem depois de uma série de exercícios militares liderados pelos Estados Unidos em regiões marítimas próximas à China, as quais envolveram mais de 12 países.
Desse modo, de acordo com analistas e autoridades de defesa, a movimentação vem como uma mensagem aos Estados Unidos e seus aliados.
As autoridades da China não se manifestaram sobre os exercícios em andamento na região próxima de Taiwan.