O McDonald’s está vendendo seus negócios na Rússia para o atual licenciado Alexander Govor e os restaurantes operariam sob uma nova marca, informou nesta quinta-feira, 19, a agência de notícias Reuters. Assim, a rede de fast food vai encerrar mais de três décadas de presença no país.
A maior rede de hambúrgueres do mundo possui 850 restaurantes na Rússia (apenas 20% são franqueados) e se tornou uma das maiores marcas globais a deixar o país.
Govor, que administra a operação de franquia por meio de sua empresa (GiD), é licenciado do McDonald’s desde 2015 e ajudou a rede de hambúrgueres a se expandir para a remota Sibéria, onde opera 25 restaurantes.
McDonald’s e GiD se recusaram a divulgar os termos financeiros do acordo. A rede de hambúrgueres perderá cerca de US$ 1,4 bilhão (quase R$ 7 bilhões) com a saída do país.
O negócio prevê que os 62 mil funcionários sejam mantidos por pelo menos dois anos em termos equivalentes. Ele pagaria os salários dos funcionários das empresas em 45 regiões do país até o fechamento da venda, que está prevista para as próximas semanas.
O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, disse que o acordo foi resultado de um processo de negociação “longo e difícil” e que o governo fornecerá a Govor toda a assistência necessária para estabelecer as operações.