Pesquisadores israelenses afirmam que a droga tem potencial para combater a covid-19
Uma droga que mostrou resultados promissores contra o novo coronavírus será testada em quatro hospitais de Israel como parte de um estudo global envolvendo cerca de 40 centros clínicos.
O medicamento, Selinexor, ou Xpovio, como é atualmente comercializado nos Estados Unidos, foi desenvolvido pela empresa farmacêutica focada em oncologia Karyopharm Therapeutics.
Xpovio foi desenvolvido para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo — câncer de um tipo de células da medula óssea — recorrente ou refratário.
No entanto, pesquisadores afirmam que ele tem potencial para combater o coronavírus, mas serão necessários ensaios clínicos para avaliar sua eficácia, de acordo com Anat Haas Mizrahi, gerente geral da Karyopharm em Israel e Dayana Michel, sua diretora médica sênior.
“Com o medicamento podemos atingir a covid-19 nos níveis antiviral e anti-inflamatório, o que reduziria a carga da doença nos pacientes”, disse Michel ao jornal Jerusalem Post
“Para verificar se nosso entendimento estava correto, realizamos dois estudos em animais cuja infecção se assemelha a infecção viral humana, e o que vimos é que em dois experimentos diferentes a produção do vírus foi inibida em 90% em uma dose baixa ”, disse ela.
Os ensaios clínicos em pacientes já começaram em Israel, EUA e Europa.
A Karyopharm espera que os testes sejam concluídos em cerca de três meses.