Em carta ao governo, grupo de médicos do Reino Unido afirmam que respiradores do modelo Shangrila 510 podem levar ao óbito dos pacientes
Um modelo de respirador mecânico comprado da China está causando preocupação no Reino Unido. Em uma carta assinada por uma grupo de médicos do país e divulgada na última quinta-feira (30), ele criticam o aparelho, afirmando que ele pode causar até mesmo a morte de doentes.
De acordo com a rede de televisão norte-americana NBC News e a Gazeta do Povo, o respirador do modelo Shangrila 510, fabricado pela Beijing Aeonmed, possui diversos problemas. Eles dizem que o suprimento de oxigênio que o equipamento disponibiliza é “variável e não confiável”, contando com uma qualidade de construção apenas “básica”.
Outra falha apresentada é a dificuldade para se limpar o estojo do respirador, o que é essencial no combate a uma doença tão infecciosa como a covid-19. Eles também criticaram que a mangueira da conexão de oxigênio veio fora dos padrões utilizados no Reino Unido.
A carta foi escrita no dia 13 de abril, por dois médicos representando um grupo de profissionais de saúde e administradores de hospitais da região de Birmingham , uma das mais atingidas pelo coronavírus no Reino Unido. Isso aconteceu após o governo britânico comunicar a chegada da China de 300 respiradores, sendo 250 do modelo Shangrila 510.
Em nota à NBC News, o governo britânico disse que estava ciente da preocupação dos médicos e que isso foi levado ao fabricante. Eles também afirmaram que nenhum respirador mecânico dele modelo está em uso na Grã-Bretanha no momento.
Sorry , mas se Vc conclui o texto escrevendo que ¨¨os medicos afirmaram que nenhum respirador mecanico deste modelo esta´em uso na Grã Bretanha neste momento¨¨ a palavra adequada no titulo do artigo e´ rechaço não critica