Governo também restringiu viagens internas não essenciais
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta terça-feira, 5, que o lockdown em vigor desde 16 de dezembro será estendido até o fim de janeiro.
A decisão foi comunicada após uma reunião com os 16 governadores. Inicialmente, o plano era que o fechamento no país chegasse ao fim em 10 de janeiro.
Leia mais: “Tribunal autoriza que ‘testa-de-ferro’ de Maduro seja extraditado para os EUA”
“Precisamos restringir o contato mais estritamente. Pedimos a todos os cidadãos que restrinjam o contato ao mínimo absoluto”, disse Merkel, de acordo com o site Deutsche Welle.
Os moradores das regiões onde há maior propagação do vírus terão as viagens não essenciais restritas a um raio de 15 quilômetros. A determinação é a primeira a banir viagens internas não essenciais nas regiões mais afetadas.
Pelas regras, são considerados áreas de risco os lugares que apresentem mais de 200 casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. No momento, um em cada seis distritos da Alemanha se encaixa nessa definição.
Deve continuar em vigor até 31 de janeiro o fechamento de escolas e creches, cabeleireiros, academias e comércio não essencial.