Os juízes da Câmara Nacional Eleitoral, da Argentina, fizeram, neste sábado, 18, uma reunião emergencial com os assessores de campanha dos candidatos Sergio Massa (União pela Pátria) e Javier Milei (A Liberdade Avança). O encontro ocorreu em meio às denúncias de fraude no primeiro turno.
De acordo com os magistrados, a convocação teve como objetivo “preservar a convivência democrática” na véspera do segundo turno das eleições presidenciais. Neste domingo, 19, os argentinos irão eleger o seu próximo presidente.
Estiveram presentes à reunião o representante da coligação União pela Pátria, Juan Manuel Olmos, e Karina Milei, da A Liberdade Avança. Karina, que também é irmã do candidato Javier Milei, foi acompanhada do advogado Santiago Viola.
+ Leia mais notícia do Mundo em Oeste
Os juízes Alberto Ricardo Dalla Via e Santiago Hernán Corcuera reiteraram a intenção de “acalmar os ânimos”.
Dias antes do segundo turno, equipe de Milei apontou para “fraude colossal”
A tensão nas eleições presidenciais na Argentina aumentou depois que a equipe de Milei apresentou, esta semana, um comunicado à Justiça sobre o que chamou de “fraude colossal”.
Os representantes da coalisão A Liberdade Avança alegaram terem recebido informações de que a Gendarmaria Nacional, principal força de segurança do país, com presença militar, teria “alterado o conteúdo das urnas e a documentação para favorecer Massa no primeiro turno, realizado em 22 de outubro”.
Leia também: “Javier Milei: últimas notícias”
A equipe de Massa deixou a reunião com os magistrados divulgando para a imprensa local que os assessores de Milei teriam “recuado”, afirmando “não terem feito uma denúncia formal, mas, sim, uma representação a fim de alertar as autoridades eleitorais sobre coisas que estavam sendo ditas”.
Os assessores peronistas elogiaram o encontro: “Foi uma reunião cordial”. Já os assessores de Milei saíram sem falar com os jornalistas.
Antes da reunião emergencial deste sábado, a equipe de Milei havia atenuado a denúncia no sentido de ter sido uma “representação” e não uma acusação formal.
Leia também: “Sérgio Massa: últimas notícias”
Essa afirmação levou o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, a anunciar que apresentaria uma queixa-crime contra a coalizão de Milei.
Milei é ovacionado em espetáculo teatral
Na noite desta sexta-feira, 17, o candidato da direita, o deputado liberal Javier Milei, esteve com a namorada, a atriz Fátima Flores, em um teatro de Buenos Aires para assistir a uma peça. Entre algumas vaias, prevaleceram os aplausos, e o candidato saiu do espetáculo ovacionado pelo público.