O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, se tornou o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço. Neste sábado, 4, Hespanha participou de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. Outros cinco turistas participaram da viagem.
Além de Victor, a tripulação foi formada por: Evan Dick, investidor e astronauta; Katya Echazarreta, engenheira elétrica e ex-chefe de testes da NASA; Hamish Harding, piloto de jato executivo e presidente da Action Aviation; Jaison Robinson, cofundador da Dream Variation Ventures; e Victor Vescovo, cofundador da Insight Equity.
O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, depois de uma vistoria no foguete.
O voo é do tipo suborbital, um “bate-volta” ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, o foguete alcança uma altitude máxima — cerca de 100 quilômetros — e depois cai em queda livre de volta à Terra.
Em julho do ano passado, Bezos fez uma viagem semelhante. Todos os seis tripulantes são turistas espaciais, isto é, não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto.
Sorteio de NFT
Engenheiro de produção, Victor conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro deu a sorte. Antes dele, o único brasileiro a ter ido ao espaço é o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006.
Queria ver essas imagens inéditas!
Tem muita coisa nesse país que já “foi para o espaço”, tem décadas. Aliás, no mundo todo, a bem da verdade.
Prevejo o desaparecimento de outro corpo celeste no sistema solar.
Vai poder ver o mar lá de cima.