Vaughan Gething disse que o país pode ser obrigado a reintroduzir o lockdown no final do ano, com a chegada do inverno
O ministro da Saúde do País de Gales, Vaughan Gething, afirmou que é muito provável que a pandemia apresente um novo pico no final do ano e que pode ser necessário um segundo lockdown.
O País de Gales é uma das nações que formam o Reino Unido. Com pouco mais de 3,2 milhões de habitantes, o território possui autonomia para muitos assuntos, inclusive no combate à pandemia.
Veja também: “Escolas primárias reabrem parcialmente na Inglaterra”
Nesta segunda-feira, o país decidiu relaxar muitas das medidas tomadas ao longo da pandemia e começou a remarcar cirurgias de câncer que haviam sido canceladas em razão da lotação que estava submetido o sistema público de saúde, o NHS.
Para a rede de televisão pública britânica, a BBC, Gething disse que a volta do lockdown será reavaliada a cada 3 semanas enquanto o risco existir e que as pessoas devem permanecer alertas.
Mais: “14 mil foram multados na Inglaterra e no País de Gales por desrespeitar o isolamento”
Gething afirmou que no final do ano, com o inverno, as pessoas tendem a ficar mais em locais fechados, onde o vírus pode espalhar-se com mais facilidade. “Nós temos que aceitar o fato que provavelmente teremos que reintroduzir o lockdown no inverno”, concluiu.