Uma moeda de quase 2 mil anos foi encontrada em Israel, em frente à cidade costeira de Haifa, no norte do país, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), na semana passada.
Em um dos lados, a moeda exibe a deusa romana Luna, sobre o signo zodiacal de câncer e, no outro, a cabeça do imperador romano Antonino Pio.
“Esta é a primeira vez que alguém encontra uma peça desse tipo na costa de Israel”, disse o diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, Jacob Sharvit.
“Perdidos no mar e desaparecidos por centenas de milhares de anos, esses achados foram notavelmente bem preservados”, observou Sharvit. “Alguns são extremamente raros e sua descoberta completa partes do quebra-cabeça histórico do passado do país.”
De acordo com os pesquisadores, a moeda foi cunhada em Alexandria, no Egito, durante o mandato do imperador romano Antonino Pio (138 d.C. a 161 d.C.). Nela, está a inscrição “ano oito”, representando o oitavo ano de reinado de Antonino.
A data foi o apogeu da “Pax Romana”, período de estabilidade no Império Romano, já que, diferentemente de seus antecessores, Pio não foi soldado nem participou de batalhas. Pelo contrário, “construiu templos, teatros, mausoléus magníficos e promoveu a ciência e a filosofia”, informou a IAA.
Leia também: “A lavagem cerebral nas salas de aula“, artigo de Cristyan Costa publicado na Edição 108 da Revista Oeste
Gente, cadê a foto da tal moeda? Sem a foto a reportagem fica frustrante!
Verdade…!😅