Responsável pelo look icônico do empresário Steve Jobs, o estilista japonês Issey Miyake morreu de câncer, aos 84 anos. A notícia foi divulgada nesta terça-feira, 9. A morte de Miyake, contudo, ocorreu na semana passada. A informação foi transmitida por uma das funcionárias que trabalharam com ele.
Nascido em 1938, o estilista é sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, lançada em 1945 pelos Estados Unidos, no contexto da Segunda Guerra Mundial. O estilista, que tinha 7 anos quando o ataque ocorreu, perdeu a mãe pouco depois do episódio. A mulher sofria com efeitos colaterais da explosão.
Carreira do estilista Issey Miyake
Além da famosa camisa preta de gola alta de Jobs, Miyake é reconhecido por outros trabalhos. Em 2005, ele ganhou o prêmio artístico Praemium Imperiale da Japan Arts Association e foi o primeiro designer de moda a ser agraciado com o Prêmio Kyoto em Artes e Filosofia.
Em 2010, Miyake foi homenageado com o Prêmio da Ordem da Cultura, concedido pelo governo japonês. Seis anos mais tarde, foi condecorado com a comenda Légion d’Honneur, a mais alta distinção dada pelo governo francês.
A maioria das criações do estilista está hoje reunida em instituições como o Victoria and Albert Museum, em Londres, e o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMA.