O sheik Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), morreu nesta sexta-feira, 13, aos 73 anos, informou a mídia estatal WAM.
Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas ele raramente fazia aparições públicas desde que sofreu um derrame cerebral, em 2014.
“O Ministério de Assuntos Presidenciais anuncia um luto oficial e bandeiras a meio mastro, que Deus tenha misericórdia dele, por um período de 40 dias”, publicou a agência de notícias.
Nascido em 1948, na região leste de Abu Dhabi, o sheik Khalifa era o filho mais velho do sheik Zayed al Nahyan. Antes de seu papel como presidente, ele foi príncipe herdeiro de Abu Dhabi e chefiou o Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi.
Sheik Khalifa foi nomeado segundo presidente dos EAU em 2004, sucedendo a seu pai e fundador da nação, sheik Zayed.
Seu irmão e príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o sheik Mohammed bin Zayed, tem sido amplamente visto como o líder de fato dos EAU, lidando com assuntos do dia a dia.
Pela Constituição local, o vice-presidente e primeiro-ministro, Mohammed bin Rashid al-Maktoum, importante aliado dos Estados Unidos, assume o poder interinamente, enquanto o Conselho Federal, formado pelos líderes dos sete emirados que compõem o país, elegem um novo presidente, o que deve acontecer em um prazo de 30 dias.