Tony Bennett, grande ícone da música romântica norte-americana, lendário vocalista de pop, jazz e big band, morreu. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 21, por Sylvia Weiner, representante do cantor. No dia 3 de agosto, Bennett completaria 97 anos de vida. O cantor era portador da doença de Alzheimer havia sete anos.
Weiner confirmou a morte de Bennett à imprensa, revelando que o cantor morreu em Nova Iorque, sua cidade natal. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi anunciada. Sua representante, que também é publicitária, contou que, durante uma conversa com Bennett, há quase 20 anos, o músico disse: “Eu venho de uma boa linhagem italiana, mas tentei me manter em forma ao longo dos anos”.
Trajetória singular na música
Tony Bennett fez história como um dos raros artistas da música popular norte-americana a lançar novos álbuns de sucesso nos anos 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 e nas duas primeiras décadas do século 21. Tony Bennett é a forma americanizada do seu nome italiano: Anthony Dominick Bennedetto.
O cantor nasceu no seio de uma pobre família de imigrantes italianos que viviam em Astoria, bairro nova-iorquino do Queens, em 3 de agosto de 1926. Giovanni, o seu pai, era dono de uma mercearia, ele morreu quando Tony tinha 10 anos, o que obrigou sua mãe, a costureira Anna Maria, a buscar por novos meios de subsistência durante a Grande Depressão, dos anos 1930.
Porém, o pequeno Tony tinha talento. Não demorou muito para que ele começasse a ganhar dinheiro com suas cordas vocais, apresentando-se na abertura da Triborough Bridge, em 1936. Já como aluno da High School of Industrial Arts, o jovem Bennett percebeu que sua vocação era ser cantor profissional — mas também nutria outro grande interesse artístico: a pintura.
Bennett suspendeu temporariamente sua carreia musical para servir o seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1949, ele assinou um contrato com a produtora Columbia Records, depois de ser descoberto pelo produtor Bob Hope. Aos 25 anos, o filho de uma família de imigrantes italianos foi batizado com o seu nome artístico pelo qual ficou conhecido em todo o mundo.
O primeiro sucesso de Tonny Bennett foi “Because of You”, de 1951. Sua canção preferida, porém, era “I Left My Heart in San Francisco”, de 1962. O cantor nunca saiu das paradas de sucesso.
Sempre teve sucesso porque foi um excelente cantor/ artista e soube escolher boas músicas.