O japonês Sunao Tsuboi, um dos últimos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima, morreu aos 96 anos, vítima de anemia. O anunciou foi feito na quarta-feira 27, pela organização que reúne vítimas dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
Tsuboi tinha 20 anos e estava a caminho da faculdade, em agosto de 1945, quando a bomba atômica atingiu a cidade de Hiroshima. O ataque liderado pelos Estados Unidos matou 140 mil pessoas.
O japonês teve queimaduras por todo o corpo. Ele só recobrou a consciência semanas depois do ocorrido, fraco e com inúmeras cicatrizes pelo corpo. Ele teve de reaprender a usar o corpo como parte de sua recuperação.
Tsuboi se tornou um dos maiores ativistas contra as armas nucleares. Ele passou a lecionar matemática nas escolas do Japão, contando aos mais jovens as suas experiências durante a guerra.
Ao longo da vida, Tsuboi desenvolveu câncer e outras doenças. Passou longos períodos no hospital por causa da anemia. Tsuboi deixou duas filhas e um filho.
Um herói anônimo como temos tantos outros…
Que descanse em paz. Afinal conviver praticamente uma VIDA INTEIRA com o fantasma e horrores da 2ª guerra Mundial, como ele conviveu, não deve ter sido nada agradável.