Uma sessão do Parlamento do Peru nesta segunda-feira, 25, foi interrompida nesta tarde por causa da morte de um deputado. Fernando Herrera Mamani, do partido Peru Livre, o mesmo do presidente Pedro Castillo, morreu aos 55 anos.
Os congressistas estavam analisando as propostas da primeira-ministra do país, Mirtha Vázquez, que haviam sido apresentadas algumas horas antes. Na sessão, os parlamentares dariam ou não o voto de confiança à equipe de ministros do governo de Castillo. A sessão foi interrompida depois de a vice-presidente do Parlamento, Lady Carmones, dar a notícia da morte de Mamani. Os trabalhos devem ser retomados na terça-feira 26.
O deputado, que é da província de Tacna, morreu em sua casa. Ele se sentiu mal pela manhã, quando chegou a ir ao Congresso peruano, e voltou ao seu apartamento. As primeiras informações dão conta de que Mamani sofreu uma parada cardiorrespiratória.
A presidente do Congresso do Peru, Maria del Carmen Alva Prieto, anunciou a interrupção de todas as atividades do Legislativo. Castillo também se manifestou: “Há gente que dá a vida pela luta pela democracia, e Fernando era um deles”, afirmou o presidente peruano.
O Peru Livre tem a maior bancada do Congresso. A legenda é considerada fundamental para que Vázquez obtenha o voto de confiança.