O governo da Ucrânia está entregando pílulas de iodeto à população. A iniciativa ocorreu em virtude das preocupações de um acidente nuclear na usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O local tem sido alvo de bombadeios russos.
No domingo 28, a operadora nuclear da Ucrânia, Energoatom, aconselhou os residentes em áreas potencialmente ameaçadas “a fazerem profilaxia com iodo e limitarem a sua permanência em áreas abertas”, bem como a vedarem portas e janelas e desligarem os aparelhos de ar-condicionado.
“Além disso, em áreas potencialmente perigosas, recomenda-se tomar medidas para selar e embalar alimentos, água, roupas de cama, documentos e objetos de valor”, orientou a Energoatom.
Até o fim da última semana, mais de 4 mil pessoas retiraram pílulas de iodeto, segundo as autoridades. Oficiais da cidade aconselharam os moradores a tomar o medicamento apenas em caso de um aviso oficial sobre um acidente nuclear.
A operadora acrescentou ainda que, no caso de um acidente em uma das unidades de energia da usina, a nuvem de radiação se moverá para sudeste, em direção à Rússia: “De acordo com a previsão do vento, se ocorrer um grave acidente nuclear, a nuvem de radiação cobrirá parte do sul da Ucrânia e as regiões do sudoeste da Rússia”.
No sábado 27, tanto o Ministério da Defesa russo quanto a operadora nuclear da Ucrânia comunicaram que o local da usina nuclear de Zaporizhzhia foi repetidamente bombardeado nas últimas 24 horas, culpando-se mutuamente.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu ontem que os militares russos deixem a fábrica. “Os invasores russos transformaram a usina nuclear em uma base militar, colocando todo o continente em risco”, publicou, nas redes sociais. “Os militares russos devem deixar a fábrica, eles não têm negócios lá.”
Zelensky continua atuando , mas nesse filme o povo morre de verdade.
Putin, assassino negligente. Os russos ainda terão uma resposta à altura de seus atos, uma resposta que virá do mundo e da natureza.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Imagino Lula ladrão e o PT com um verdadeiro arcenal de radicais partidários, e um botão, pra destruir o Brasil através da radiação de uma bomba atômica, ninguém tem dúvida que eles apertariam o botão, essa é a confiança que o PT passa pros brasileiros, nada mais. Bolsonaro 22.