Autoridades de Washington D.C., nos Estados Unidos, informaram que não há sobreviventes na colisão do avião da American Airlines com um helicóptero nesta quarta-feira, 29.
Mais de 30 corpos foram resgatados, de acordo com a Casa Branca.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O avião, um Bombardier CRJ700, partiu de Wichita, no Kansas. Durante a aproximação para pouso, colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60, do Exército.
Os destroços das aeronaves caíram nas águas do Rio Potomac, localizado ao lado do aeroporto. No momento da colisão, o avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. O helicóptero militar realizava um voo de treinamento. Três militares estavam a bordo.
O acidente foi confirmado pela empresa American Airlines por meio das redes sociais.
Um avião caiu próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, capital dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 29. Autoridades norte-americanas confirmaram que a aeronave, um Bombardier CRJ700 da American Airlines, partiu de Wichita, Kansas. Durante a aproximação para… pic.twitter.com/bRVuvL5Jxs
— Revista Oeste (@revistaoeste) January 30, 2025
“[O voo] #AA5342 a caminho de Wichita, Kansas (ICT), para Washington, DC (DCA) se envolveu em um acidente em DCA”, escreveu a empresa.
Horas depois do acidente, a US Figure Skating, entidade reguladora da patinação nos Estados Unidos, confirmou que atletas, treinadores e familiares da comunidade estavam a bordo do avião.
“Estamos devastados por essa tragédia”, declarou Alex Schauffler, diretor de comunicações do órgão.
Leia também:
Decolagens e pousos foram suspensos no aeroporto
As decolagens e os pousos no Aeroporto Reagan foram suspensos. A Administração Federal de Aviação interrompeu todas as operações até as 11h da manhã desta quinta-feira, no horário local. Os voos foram redirecionados para o Aeroporto Internacional Marshall de Baltimore−Washington.
Registros de áudio do tráfego aéreo revelaram que, segundos antes da colisão, os controladores perguntaram ao helicóptero se a tripulação conseguia visualizar o avião. Em seguida, orientaram que passasse atrás da aeronave em aproximação. Um dos tripulantes respondeu que o avião estava à vista e solicitou “separação visual”.
Isso permitiu uma aproximação maior do que a regulamentação estabelece para casos em que os pilotos não visualizam outras aeronaves. Os controladores aprovaram a solicitação. Cerca de 20 segundos depois, sons de movimentação foram registrados no áudio. Logo em seguida, os controladores começaram a desviar outras aeronaves do local do desastre.
Leia também: “EUA: avião da American Airlines se choca no ar com helicóptero do Exército em Washington”
O presidente dos Estados Unidos comentou colisão
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou o acidente pouco depois do ocorrido. Em uma publicação no Truth Social, questionou os procedimentos do helicóptero militar e a atuação dos controladores de tráfego aéreo, órgãos subordinados ao governo federal.
“O avião estava em uma linha de aproximação perfeita e rotineira por um longo período em uma noite clara”, questionou Trump. “Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou, por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião.”
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, comunicou pelo Twitter/X, que o Exército e o Departamento de Defesa iniciaram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.
Que tristeza… Tem agora que apurar bem as causas, e usar os resultados para evitar que acidentes assim aconteça novamente…
Jajá será culpa do Lula….quer ver……espera….
Ué, mas a culpa não é sempre do Bolsonaro, como os esquerdopatas castrados costumam zurrar?
Mai de 30 pessoas perderam a vida e voce vem comentar estupidezes. Está com algum problema mental ? Nem tudo na vida é politica, procure outro lado para destilar o teu odio. Passa todo o dia comentando asneiras. Os velhos amargados com a vida, vitimas de lavagem cerebral, corneados e abandonados pela familia, pensam que as redes sociais sao o esgoto para os seus problemas mentais. Ou talvez um nem estuda e nem trabalha, que gasta todo o inutil tempo com ativismo politico para jumentos comunistas.
Concordo com seu comentário. Escroto sempre será escroto.
Baitola Leo, comentário desnecessário, igual sempre…
O domador de jumentos e culpado por adestrar idiotas como o Tal Leo Saraiva .