A Nasa anunciou na última quarta-feira, 1º, as duas empresas selecionadas para desenvolver o novo traje espacial para o programa Artemis, que inclui a expedição à Lua. As companhias escolhidas foram a Axiom Space e a Collins Aerospace.
Com o programa Artemis, a Nasa planeja voltar ao satélite depois de mais de cinco décadas, com projeção de aterrisagem em 2025. Entre as metas do projeto estão colocar primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua. O desenvolvimento dos novos trajes também estão voltados, a médio prazo, com os planos da agência espacial em chegar à Marte.
Congratulations to Axiom Space and Collins Aerospace for being selected to move forward with their spacesuit design, which will unlock new capabilities for missions to the @Space_Station, @NASAArtemis missions to the Moon, and eventually missions to Mars. https://t.co/UDL3x7omVs pic.twitter.com/IppfBZoLXl
— NASA (@NASA) June 1, 2022
Os detalhes do design dos trajes não foram revelados, mas a expectativa é que sejam criadas vestimentas leves, flexíveis e em diversos tamanhos.
Além da nova expedição à Lua, a Nasa também pretende substituir os trajes atualmente disponíveis na Estação Espacial Internacional (ISS). O valor total dos contratos com as duas empresas é de US$ 3,5 bilhões.
“Estamos ansiosos para usar esses serviços na presença contínua da Nasa na órbita mais próxima da Terra e nossa próxima conquista de reenviar astronautas norte-americanos à superfície da Lua. Estamos confiantes de que essa parceria vai nos permitir alcançar esses objetivos”, disse Mark Kirasich, executivo do programa Campanha Artemis, sobre os novos trajes.
A Nasa utiliza o mesmo modelo de traje desde 1983. Chamado de unidade de mobilidade extraveicular (EMU), ele possui duas versões, mas já não vem mais atendendo às demandas de trabalhos espaciais. O uso dessa vestimenta está vetado para astronautas da ISS desde março, em razão de falhas de funcionamento.
E gay ? Nenhum ? Fascistas !
TÍPICO PROGRAMA DE JOGAR BILHÕES DE DÓLARES NO LIXO. SERIA MELHOR PEGAR ESSE DINHEIRO E INVESTIR NUM PROJETO DE MOTORES DE DOBRA. QUEM SABE DAQUI A 10 ANOS, SE CONSEGUE.
Lacração sem tamanho. Quando a Nasa vai mandar o primeiro advogado, o primeiro fazendeiro, o primeiro comerciante, o primeiro comediante? Mande quem for competente para a missão e ponto final, catso.