A missão tripulada na parceria entre Nasa e SpaceX foi ao espaço nesta quarta-feira, 27, em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A decolagem do foguete Falcon 9 e da espaçonave Crew Dragon aconteceu no começo da manhã, no Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. O acoplamento na estação está previsto para a noite desta quarta-feira, no horário de Brasília.
Liftoff of Falcon 9 and Dragon! pic.twitter.com/sfKAOpBtU6
— SpaceX (@SpaceX) April 27, 2022
A missão, chamada Crew-4, retoma a parceria entre SpaceX e a agência Nasa, depois que a empresa concluiu a primeira missão espacial totalmente privada. A companhia pertence ao bilionário Elon Musk, que nesta semana oficializou a compra do grupo de tecnologia Twitter.
A equipe é composta da italiana Samantha Cristoforetti, em sua segunda estadia na ISS, e dos norte-americanos Kjell Lindgren, comandante da missão, Robert Hines e Jessica Watkins.
“Boa viagem, Samantha Cristoforetti. Estamos com você também desta vez. Toda a Itália te olha com orgulho e admiração”, escreveu o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, nas redes sociais.
Parceria SpaceX e Nasa
A Crew Dragon foi desenvolvida pela SpaceX em um contrato de US$ 2,6 bilhões com a Nasa, como parte do Programa de Tripulação Comercial.
A ideia do programa era transformar a agência espacial norte-americana em cliente, permitindo que empresas privadas projetassem e construíssem espaçonaves para servir à Nasa e também fossem usadas em iniciativas comerciais.
Pelo acordo, a SpaceX tem direito de vender assentos em viagens privadas para qualquer interessado com bastante dinheiro. Até o momento, a empresa de Elon Musk já realizou duas incursões de turismo espacial.