Nasa vai procurar água na Lua em 2023

Viper será lançado a bordo de um foguete Falcon Heavy, da empresa privada SpaceX
-Publicidade-
Estudo abrangerá 93 quilômetros quadrados de superfície lunar
Estudo abrangerá 93 quilômetros quadrados de superfície lunar | Foto: Reprodução/Flickr

Em 2023, o Veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (Viper, na sigla em inglês) pousará no polo sul da Lua para procurar água e outros recursos. A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou a missão na segunda-feira 20. A exploração ocorrerá perto da borda ocidental da cratera Nobile.

Leia também: “Nasa e SpaceX lançam cápsula de reabastecimento em direção à Estação Espacial”

O Viper será lançado a bordo de um foguete Falcon Heavy, da empresa privada SpaceX. O estudo abrangerá 93 quilômetros quadrados de superfície lunar e a exploração deve durar 100 dias.

-Publicidade-

“Estamos à procura de respostas a algumas perguntas bastante complexas, e estudar esses recursos na Lua, que resistiram ao teste do tempo, vai nos ajudar a responder”, disse Anthony Colaprete, cientista que coordena o projeto.

Através da análise de amostras de uma variedade de profundidades e temperaturas, os cientistas poderão prever melhor onde mais poderá existir gelo na Lua, permitindo o mapeamento de recursos com base em terrenos semelhantes.

Thomas Zurbuchen, administrador associado da Nasa para a ciência, afirma que os dados enviados pelo Viper servirão para a “maior compreensão da origem cósmica, evolução e história da nossa Lua”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.